Assessoria de Imprensa e Inbound Marketing: essa dupla funciona?

Atualizado em 10 de jan de 2018

Já pensou ter duas das mais poderosas ferramentas de atração e conversão de clientes funcionando de forma sinérgica e integrada? Então comece a pensar na ideia de aliar assessoria de imprensa e inbound marketing. Segundo um levantamento da Martech, o modelo de de prospecção misto (Inbound e Outbound) é usado por mais da metade das empresas de tecnologia no Brasil (52,4%).

Caso você esteja se perguntando se é possível utilizar essas duas estratégias, a resposta é sim. Entenda agora como essa dupla funciona e como você pode se beneficiar dela!

Da assessoria de imprensa para o inbound

Assessoria de imprensa é uma estratégia que visa posicionar sua marca em veículos de comunicação como jornais impressos e televisivos, revistas, portais de notícias, entre outros. Ou seja, você atinge uma grande audiência ao ter sua marca veiculada em um destes canais.

A partir de qualquer um destes meios de comunicação, você pode receber grande tráfego no seu site (link building) e melhorar o posicionamento da empresa nos mecanismos de busca. Você também ganha visibilidade e autoridade, já que jornais, revistas, portais de notícia, etc., têm grande respeitabilidade junto às mais diversas audiências.

Para posicionar sua empresa em um veículo de comunicação com assessoria de imprensa, você deve fazer sugestões de pauta que sigam a linha editorial do canal selecionado e manter um bom relacionamento com os jornalistas e demais profissionais que trabalham lá.

Outra maneira de se beneficiar com essa estratégia é criando conteúdo especializado para o blog da sua empresa e compartilhá-lo com estes veículos, transformando-se em uma fonte de informações confiáveis. É aqui que a assessoria de imprensa e inbound marketing se aliam para incrementar sua reputação e atrair novos negócios.

Do inbound para a assessoria de imprensa

Com uma estratégia de inbound marketing bem elaborada e executada, você se torna referência no segmento de mercado em que atua. Muitas pessoas acompanham seus conteúdos, recebem suas newsletters, seguem suas páginas em redes sociais.

Muitas destas pessoas podem ser jornalistas, editores, donos de revistas, que, gostando do seu conteúdo, podem replicá-lo em seus veículos de comunicação, fortalecendo sua estratégia de inbound por meio do link building e contribuindo para dar visibilidade para a sua marca.

Ter um blog post compartilhado por um grande veículo de comunicação ou sua empresa mencionada como fonte de informação para uma matéria gera tráfego para o seu site, destaca sua empresa, traz notoriedade e aumenta sua autoridade.

Como aliar assessoria de imprensa e inbound marketing

Comece estruturando sua estratégia de inbound: defina suas personas, os conteúdos, os canais de distribuição dos conteúdos, técnicas de otimização para mecanismos de busca, etc. Em seguida, liste os veículos de comunicação que estão alinhados à sua proposta editorial e com os quais você gostaria de iniciar um relacionamento.

Faça uma análise dos conteúdos que estão sendo publicados por cada canal de comunicação e verifique como você pode contribuir com seu conhecimento. O intuito é gerar autoridade sem promover produtos e serviços, o que vai totalmente ao encontro do inbound marketing.

Entre em contato com os jornalistas responsáveis pelas editorias com as quais você pode colaborar. Apresente-se brevemente, explique quem é sua empresa e ofereça um material ou coloque-se à disposição para contribuir quando for necessário.

Evite ser insistente. Convide os profissionais a acompanharem o blog da empresa e, eventualmente, envie um material rico, como um e-book ou infográfico. Despertando o interesse dos veículos de comunicação, você terá grandes aliados na sua tarefa de atrair e converter novos clientes para sua empresa.

Quer outras ideias como essa? Assina nossa newsletter e fique por dentro das novidades!
[mc4wp_form id=”678″]