Quer fazer um bom conteúdo interativo? Confira 5 dicas para ter um brainstorm eficiente

Quer fazer um bom conteúdo interativo? Confira 5 dicas para ter um brainstorm eficiente

Quer fazer um bom conteúdo interativo? Confira 5 dicas para ter um brainstorm eficiente

Um bom conteúdo interativo atrai o espectador para uma experiência mais efetiva. Ele te dará seu tempo e você o dará uma interação valiosa, seja ela de entretenimento ou educacional. E, realmente, conteúdos interativos são muito interessantes. Mas isso exige criatividade, expertise e habilidade para criar algo ótimo.

Se você vai colocar seu tempo e energia para construir um conteúdo interativo, você precisará garantir que ele será visto. E é por isso que você precisa de uma ideia realmente boa.

O que é uma boa ideia de conteúdo interativo?

Por serem super engajadores, muitas pessoas pensam que qualquer ideia pode ser traduzida para conteúdo interativo. Errado. Um conteúdo interativo só tem sucesso se ele se adequa aos interesses da sua audiência. Seu trabalho não é fazer o que você quer, e sim fazer algo que sua audiência queira se engajar.

Por sorte, há várias maneiras de criar interativos interessantes. Mas como conseguir pensar em algo realmente legal?

Nós fizemos vários tipos de conteúdo interativo para várias empresas, tendo passado por vários processos de brainstorming. E aprendemos que encontrar a ideia certa normalmente acontece quando se fazem as perguntas certas. Para te ajudar a fluir nas ideias, aqui estão as 5 melhores perguntas para se fazer.

1) O que as pessoas querem saber?

Para criar um bom conteúdo (tanto interativo quanto outros), você precisa saber o que as pessoas estão pensando, quais problemas elas enfrentam, quais informações elas estão buscando. Pesquisas e quizzes podem te ajudar a conseguir essas respostas – e também geram uma experiência de conteúdo única ao espectador.

A chave é apresentar um quiz interativo ou uma pesquisa de uma maneira atraente. Aliás, pesquisas interativas são ótimas, já que geram ainda mais conteúdo. Depois de conseguir as informações, você pode usá-las para criar um infográfico, colocá-las em um e-book, criar artigos e muito mais.

2) O que faria a vida das pessoas mais fácil?

Conteúdo é, em essência, providenciar um serviço. Mas é ainda mais útil quando você constrói ferramentas interativas que ajudam as pessoas a resolver um problema. Por exemplo, você pode criar um mapa interativo para ajudar os leitores a ter uma visualização geográfica dos dados. Você pode criar uma calculadora que ajude-os a descobrir se podem arcar com os custos da compra de uma casa em seu bairro. Qualquer coisa que os ajude a resolver um problema te ajudará a construir um relacionamento.

3) Que tipo de conteúdo você pode reutilizar?

Você provavelmente já tem um arquivo de conteúdos que podem se converter em algo novo. Alguns dos conteúdos podem estar velhos, obsoletos ou muito superficiais, mas você pode refrescar esse conteúdo com dados atualizados, mais informações ou diferentes perspectivas, para ter certeza de que ficará interessante.

4) Quais dados da sua empresa são subutilizados?

Apoiamos a visualização de dados de qualquer forma, mas amamos os interativos pelas suas únicas capacidades de visualização de dados. A maioria das organizações tem vários dados interessantes e valiosos sendo desperdiçados em planilhas. Transformá-los em histórias gera um conteúdo único e original.

Uma pesquisa com consumidores trouxe insights interessantes? Isso pode se transformar em um post com dados. A taxa de vendas em uma certa região está muito mais alta que em outras? Isso pode gerar um vídeo curto com telas dinâmicas.

5) Como você quer brincar com a sua audiência?

Parece juvenil, mas com muita frequência esquecemos que estamos lidando com pessoas que estão cansadas, estressadas e desesperadas por um tempo de relaxamento para a mente. Alguns vão lembrar daquele jogo que correu o Facebook em meados de 2013: o SongPop. O jogo repetia a forma batida, mas eficiente, do “Qual é a Música?”, de Silvio Santos – e virou uma febre porque mexia com as lembranças e o instinto competitivo do ser humano. Bingo! Milhões de pessoas jogaram e ainda jogam o SongPop.

Esperamos que essas questões te ajudem a descobrir suas melhores ideias de conteúdo interativo. E acreditamos que, quando você começar a ativar o lado interativo de seus conteúdos, começará a ver mais oportunidades em tudo que você criar.