Como usar vídeos no marketing B2B?

Como usar vídeos no marketing B2B?

Como usar vídeos no marketing B2B?

Você já parou para se perguntar como usar vídeos no seu negócio? Na verdade, se você não incluir vídeo na sua estratégia de marketing B2B, você está fazendo tudo errado.

Assim como os blogs, os artigos, os infográficos e as mídias sociais, o vídeo deve ser mais um ponto essencial no seu plano de marketing digital. Cada um desses tipos de conteúdo tem seu próprio objetivo no grande cenário de marketing B2B, e o vídeo também tem sua própria meta a atingir.

O problema é que produzir vídeos adequados requer planejamento, algum talento (para se diferenciar dos concorrentes) e alguma verba para a produção em si. E é aí que várias empresas comprometem sua ativação de marketing digital. Grande parte delas não tem planejamento de marketing elaborado, não consegue encontrar uma forma criativa de se diferenciar no mercado e congela quando fala em investir verba em vídeos. Mas onde está o problema também está a oportunidade! A barreira que parece ser ter um canal de vídeo, oferece a quem ultrapassa a barreira, a oportunidade de nadar sozinho em um mar de oportunidades.

Por que o vídeo é tão importante?

Pergunte a si mesmo: quando você procura por um parceiro de negócio ou de vendas, o seu primeiro passo é ler todos os artigos da blog dele? Claro que não. Seria loucura. Você passa o olho em algumas landing pages, lê, talvez, um ou dois blogs, e se existe um comercial da empresa ou uma demonstração dos serviços, você assiste ao vídeo de 1 a 2 minutos para saber quais foram os pontos altos dessa corporação.

Isso acontece porque o vídeo é, simplesmente, mais atraente que as outras formas de conteúdo. Mas se você ainda não está totalmente convencido do poder de um bom vídeo para o marketing de conteúdo B2B, considere esses pontos:

  1. As empresas que usam o marketing de vídeo aumentam seu lucro 49% mais rápido que aquelas que não o aproveitam.
  2. 70% dos profissionais de marketing de B2B afirmam que o vídeo é a forma mais efetiva de conteúdo quando se fala sobre conversões.
  3. Mais de ¾ dos profissionais de marketing conseguem planejar e alcançar resultados impactantes para o seu negócio com as estratégias de vídeo.
  4. 64% dos profissionais de marketing acreditam que o conteúdo de vídeo é a principal ferramenta que leva diretamente às vendas.
  5. 59% dos executivos preferem assistir um vídeo do que ler um artigo.

A mensagem é bem clara: o vídeo funciona melhor para impactar mais rapidamente. Se você quer aumentar as métricas de engajamento e encorajar mais conversões, a estratégia de marketing de vídeo B2B é absolutamente essencial.

Onde o B2B diverge do vídeo B2C

O marketing de vídeo B2B é totalmente diferente do que as estratégias B2C. Quando você pensa em vídeos direcionados ao consumidor, o que vem na sua mente? Geralmente, conteúdos divertidos, irreverentes e talvez até um pouco juvenis. Obviamente, isso não irá gerar identificação com um público B2B. Você não pode fazer só algumas piadas e esperar que isso funcione – os serviços de marketing pedem uma outra postura.

Além disso, o marketing B2C é movido a emoções.

As empresas querem que os consumidores associem emoções e sentimentos fortes e positivos com suas marcas. Isso se percebe com os comerciais de épocas festivas, por exemplo: são comerciais bombardeados com emoções e sentimentos.

Mas o público dos negócios não pensa dessa forma. Ninguém nunca comprou uma licença pra um software, por exemplo, porque eles foram engolidos pela onda de emoção de uma campanha de marketing. Na verdade, eles visualizam as aquisições em potencial através de números frios, ou seja, através da racionalização. Estamos falando de ROI puro.

O marketing B2B é sobre destacar o valor da marca. Se você mostra aos empresários como o seu produto ou serviço irá aumentar o lucro deles, eliminar gastos desnecessários, melhorar o trabalho diário de seus funcionários ou simplesmente fazer a vida de todos serem melhores, aí sim você tem uma fórmula do sucesso.

Quando estiver no processo de criação de um conteúdo de vídeo B2B impactante, mantenha esses pontos em mente:

  1. Como meu produto ajuda a aumentar o lucro do cliente ou diminuir os gastos de operação?
  2. Isso pode ser transformado em dados tangíveis, medidos e quantificados?
  3. Como cada ferramenta pode melhorar os jobs diários para os meus clientes?
  4. Quais são os principais diferenciais e benefícios dos meus serviços ou produtos? Aumento da produtividade? Redução de gastos? Melhor experiência na indústria? Melhora na expertise dos funcionários?

A questão é tentar entender o público dos negócios e criar um senso de valorização do seu trabalho – assim, eles irão perceber que os benefícios são de longo-prazo e o investimento é seguro e eficiente.

As várias facetas do marketing de vídeo B2B

Se você quer criar um vídeo atrativo que lide com todas as suas necessidades de marketing, você irá se decepcionar. Existe uma grande variedade de tipos de vídeo por aí – e cada uma delas tem um propósito e um objetivo específico.

Vídeos animados de explicação

Esse tipo de vídeo é fantástico por dar uma visualização dos pontos fortes da marca e de suas capacidades. Os vídeos animados são rápidos e diretos, e cobrem os valores da sua empresa sem se aprofundar demais em alguma área específica.

A chave é não exagerar nas informações e manter tudo dinâmico e engajador. Você quer dar aos clientes uma ideia geral do que sua empresa faz e a valorização que ela pode oferecer sem que isso pareça uma apresentação detalhada e chata.

Vídeos sobre produtos

Uma vez que os visitantes do seu site sabem pelo menos alguma coisa do que sua empresa faz e quais são os tipos de serviço que ela oferece, eles irão querer saber informações mais específicas sobre isso. É aí que os vídeos sobre os produtos entram em ação.

Esse tipo de vídeo precisa ser direto, mostrar várias características, ferramentas e capacidades do seu produto, além de informar como cada produto influencia nos resultados de um negócio. Você precisa fazer com que esse conteúdo seja o mais claro possível – não afunde seu espectador numa chuva de informações técnicas.

Os visitantes do site que viram os vídeos sobre os produtos são os mais prováveis a chegar no estágio de decisão de compra, e provavelmente estão comparando as opções com base no que você apresentou a eles neste vídeo.

Estudos de caso

Se você tem uma história de sucesso incrível para compartilhar, compartilhe-a. Os estudos de caso são muito úteis para mostrar o trabalho que você fez com clientes específicos, destacando as principais características do seu produto e o valor que eles podem demonstrar.

Os estudos de caso, geralmente, tem um formato de antes-e-depois, mostrando aos clientes a jornada que vai desde o início do problema até o sucesso em sua resolução. O objetivo aqui é contar uma história completa que detalhe os problemas dos clientes e como o seu produto os ajudou a resolvê-los.

Esse conteúdo é ótimo para a próxima etapa do funil de vendas – ou seja, para quando seus leads já foram convencidos pelo propósito e pelo valor da sua marca e querem saber mais sobre como seus produtos ou serviços agem na prática.

Depoimentos

Bons relacionamentos entre empresas e clientes devem ser celebrados, e os vídeos de depoimentos são perfeitos para demonstrar isso. Uma pergunta comum que as pessoas fazem é: o que, exatamente, separa um depoimento de um estudo de caso? Os depoimentos são mais focados na experiência do consumidor, destacando suas opiniões e mostrando entrevistas reais – tudo para dar ainda mais força às constatações sobre sua empresa.

Mas por que preferir um depoimento a um estudo de caso? Enquanto um estudo de caso mostra o valor do que você fornece aos clientes, os depoimentos são muito mais voltados às experiências e o relacionamento que seu cliente tem com sua empresa. Os clientes em potencial querem o pacote completo, e isso inclui saber que sua equipe estará pronta para ajudá-los em todos os passos – desde a implementação, passando pela configuração inicial, até o suporte no dia-a-dia.

Ainda que seja bom mostrar as experiências da própria empresa com os clientes,           as vezes os leads só querem escutar os clientes falando com suas próprias palavras. Uma coisa é a empresa dizer que existe um sistema de suporte incrível – outra é ter os próprios clientes confirmando isso.

Como os estudos de caso, os depoimentos são extremamente valiosos no final do processo de decisão de compra, quando os leads estão determinados a fazer a compra mas ainda estão comparando os vendedores em potencial.

Vídeos de instruções

Idealmente, cada produto e serviço funcionaria apenas com um simples ligar e desligar. Mas isso, infelizmente, não é possível na maioria dos cenários, deixando os consumidores perdidos sobre como configurar plataformas complexas e formular soluções eficientes – e, consequentemente, conseguir usar o produto ou serviço em toda sua potência.

Os vídeos de instrução são fantásticos para guiar os consumidores sobre os seus produtos, dar dicas, ensinar truques, e educá-los sobre como configurar suas soluções e atingir resultados otimizados. Dessa forma, os novos consumidores não se sentirão arrependidos de ter feito esse negócio.

Você pode até expandir o uso dos vídeos de instruções para atingir leads em potencial também. Pegue um assunto mais genérico, que afeta o seu público diretamente, e mostre a eles como resolver determinados problemas daquela área. Dessa forma, você irá desenvolver liderança nesse campo, construir credibilidade e abrir espaço para comunicação entre seus clientes e sua empresa.

Confira um exemplo aqui:

Juntando todas as dicas

Quando aplicados nos momentos adequados do funil de vendas, os vídeos podem ser ferramentas poderosas de engajamento. Uma vez que você tenha aprendido os melhores tipos de vídeos para cada cenário, você terá sucesso em criar um vídeo B2B que atinja seus objetivos e guie os prospects até a decisão de compra.

O fato é: se você ainda está hesitante sobre investir no marketing de conteúdo de vídeos, deixe essa preocupação de lado. O impacto que esse material pode ter no engajamento, geração de leads e conversões é simplesmente massivo. Desenvolva uma estratégia e comece a incorporar o vídeo na sua campanha de marketing B2B hoje mesmo.

Leia mais sobre como o engajamento com vídeos no Facebook aumentou nos últimos tempos.