Como descobrir o melhor horário de publicação de conteúdo nas redes sociais?

Como descobrir o melhor horário de publicação de conteúdo nas redes sociais?

Como descobrir o melhor horário de publicação de conteúdo nas redes sociais?

Atualizado em 24 de junho de 2019

Mas você já se perguntou qual o melhor horário de publicação de conteúdo nas redes sociais? Entender quais dias e horários geram mais engajamento, e como as redes e públicos se comportam em cada situação, pode alavancar os resultados de sua estratégia digital.

Timing é tudo. E mesmo no marketing de conteúdo, em que uma postagem evergreen é bem valorizada, é preciso saber quando e como postar a fim de garantir o maior nível de engajamento possível.

Ficou curioso? Continue lendo então e descubra quando você deve postar nas redes sociais!

A importância do horário nobre de publicação de conteúdo

Cada rede social é única tanto nos recursos, quanto na maneira como sua persona a utiliza. Ter o domínio dessas características, unido à compreensão do comportamento de seu público, ajuda muito na busca por resultados.

Claro que o horário ideal depende de uma infinidade de fatores que também serão únicos para cada tipo de negócio, mas você pode aproveitar nossas dicas a seguir e então experimentar com sua persona.

O melhor horário para cada rede social

FACEBOOK

O Facebook é hoje a rede social mais utilizada no Brasil, portanto é de se esperar que tenha um timespan ideal de postagem bem abrangente.

Lembre-se de que esses horários variam enormemente de acordo com o seu tipo de negócio. Para B2B, considere os horários ideais durante a semana e antes das 18h, quando boa parte dos empregados retorna para casa. Já para negócios B2C, os finais de semana e horário de almoço devem ser também incluídos na lista.

O horário ideal na rede é a partir das 9 horas da manhã, quando boa parte já chegou na escola ou trabalho, até as 17h, caindo drasticamente por volta das 21h. Para os finais de semana, é bom considerar o horário de almoço no sábado e a noite de domingo.

Não se esqueça de que o Facebook tem uma ferramenta exclusiva para a análise de engajamento com base no horário e dia de semana para todos os usuários com páginas na rede. Assim fica muito mais fácil entender qual o seu horário ideal de postagem.

TWITTER

O Twitter tem um horário de atividade que varia bastante com o seu tipo de público. Você pode apostar em horários entre 7h e 9h caso tenha a persona concentrada em jovens com menos de 18 anos, e horários entre 13h e 15h para uma persona efetivamente adulta.

Sexta-feira costuma ser o pior dia da rede, portanto vale experimentar com seu negócio.

INSTAGRAM

Ao contrário do Twitter e Facebook, o Instagram costuma ter muito mais resultado aos finais de semana, quando boa parte dos usuários está compartilhando fotos de suas viagens e eventos. Poste preferencialmente entre 13h e 18h.

Aproveite também de ferramentas como o IconSquare para medir o acesso e engajamento de seu público no Instagram, além dos horários de maior atividade na sua rede.

LINKEDIN

A audiência do LinkedIn é ideal para negócios B2B, por isso, considere postagens em horário comercial e durante os dias de semana, entre 10h e 18h. Caso você tenha um negócio B2C, porém, é preciso avaliar a publicação de conteúdo fora do horário normal de expediente, entre terça e quinta-feira.

Não se esqueça de que cada negócio terá um horário específico para a interação com o público, portanto sua análise constante é necessária para os melhores resultados possíveis.

Não só isso, é fundamental estar sempre atento às mudanças de comportamento de sua persona, e como isso impacta na maneira como elas se relacionam com seu conteúdo.

Gostou? Então não deixe de curtir nossa página no Facebook e receba em primeira mão os principais conteúdos da área.

[mc4wp_form id=”678″]