O que é marketing de conteúdo?

O que é marketing de conteúdo?

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma forma de marketing online e offline na qual marcas desenvolvem um relacionamento contínuo com seus consumidores através de um conteúdo de qualidade e que não é publicitário. É algo que agrega valor a cada interação. O marketing de conteúdo, hoje, é mais do que apenas blog posts e editoriais. Atualmente, o que se define por marketing de conteúdo é uma abordagem holística que se baseia em uma abrangência de táticas de marketing digital, como e-mail, mídias sociais, SEO, etc, além de distribuição paga para alcançar uma certa audiência.

O momento atual é animador para os profissionais de marketing de conteúdo. Até porque, claro, estamos na era da performance no marketing de conteúdo. Nós não temos mais que escolher entre criar um conteúdo inspirador (algo difícil de mensurar) e publicidade (que chateiam os consumidores mas são muito mais fáceis de mensurar). A tecnologia evoluiu ao ponto em que podemos produzir um conteúdo incrível e ainda medir efetivamente os resultados dessa estratégia.

Por que as empresas deveriam se dedicar ao marketing de conteúdo?

No mundo de hoje o conteúdo é imperativo. O marketing de conteúdo deve ser um elemento-chave da estratégia de comunicação de uma empresa. A jornada do consumidor pelo funil de vendas é mais complicada do que nunca. Há vários pontos de contato, online e off-line, onde os usuários podem interagir com as marcas.

Está mais difícil do que nunca alcançar nossos públicos-alvo. Ainda assim, eles querem ser atingidos – com um conteúdo atraente.

84% das pessoas esperam que as empresas produzam conteúdo de suas marcas, de acordo com a pesquisa Havas Group’s 2017 Meaningful Brands.

Como o marketing de conteúdo funciona?

Diferente dos anúncios, o marketing de conteúdo não é publicitário. Na verdade, o marketing de conteúdo permite que as marcas se tornem contadoras de histórias e promovam o conteúdo que os consumidores querem e precisam. Seus consumidores e prospects procuram por histórias divertidas, inspiradoras, educacionais e informativas. Eles não querem anúncios repetitivos de promoções.

A chave aqui é ter certeza de que seu conteúdo beneficia tanto sua marca quanto sua audiência.

David Beebe, Consultor de Marketing de Conteúdo e antigo vice-presidente de Criatividade e Marketing de Conteúdo na Marriott International, resume bem o que estamos falando nesta frase: “o marketing de conteúdo é como um primeiro encontro. Se tudo que você faz é falar de si mesmo, não haverá um segundo encontro.”

Ao criar, constantemente, conteúdos de alta qualidade, que não são publicitários e que agregam valor, os leitores irão naturalmente querer gastar o tempo deles com você no dia-a-dia. Eles te seguirão nas redes sociais, assinarão newsletters e sempre visitarão seu blog – todos os canais em que seus conteúdos são divulgados serão procurados.

Além disso, seu conteúdo irá ajudar as pessoas a encontrar você através dos sistemas de busca. Quando os consumidores perguntam ao Google perguntas que se relacionam ao seu negócio, é o seu conteúdo que irá prover as respostas.

Por que devo confiar no marketing de conteúdo?

Em primeiro lugar, ele permite que você mantenha uma relação permanente com seus consumidores. Isso significa que você pode se engajar com eles todos os dias, mesmo no momento em que eles não estão procurando comprar alguma coisa. Com a publicidade, você normalmente tem altos e baixos: o tráfego, o engajamento e as vendas alcançam um pico durante uma campanha, mas logo que ela acaba, os números caem também.

O marketing de conteúdo, por outro lado, permite que você mantenha uma relação contínua com sua audiência. Já que você está oferecendo um conteúdo informativo e inspirador todos os dias.

O valor de ter um conteúdo contínuo

Ao invés de se sujeitar aos altos e baixos que as campanhas tradicionais trazem, o conteúdo permite que você mantenha o engajamento continuamente.

Isso significa que suas campanhas de marketing terão mais sucesso, já que você terá construído uma base e poderá começar já com o pé direito. O nosso case com o Instituto Mário de Abreu comprova que a regularidade na publicação de conteúdo autoral traz um grande impacto a médio e longo prazo (link para vídeo)

Por que o marketing de conteúdo importa?

Há duas maneiras principais pelas quais o marketing de conteúdo traz o ROI:

  • O lucro surge através do conteúdo. Isso inclui leads, conversões e vendas.
  • O marketing de conteúdo aumenta o alcance da sua marca. Campanhas efetivas de marketing de conteúdo aumentam o reconhecimento da sua marca, a confiança da audiência nela e seu valor.

Quais são as estatísticas que provam que o marketing de conteúdo é efetivo e necessário?

  • De acordo com estudos da Nielsen, 85% dos consumidores, antes de comprar algo, procuram conteúdo das empresas nas quais têm confiança.
  • Segundo a Forbes, consumidores engajam-se, em média, com 11.4 conteúdos antes de fazer uma compra.
  • De acordo com a Forrester, empresas que fazem marketing de conteúdo nos EUA gastaram mais de US$10 bilhões em marketing de conteúdo em 2016 – e 39% dos profissionais de marketing planejam aumentar seus gastos em marketing de conteúdo nos próximos 12 meses.

Quais são alguns exemplos de marketing de conteúdo?

Red Bull

marketing de conteúdo

A Red Bull é um energético, mas do que mais eles poderiam falar? Daquilo que interessa a quem consome o Red Bull. A marca percebeu que o estilo de vida do seu público envolve esportes radicais, natureza e cultura. Por isso, o site deles está recheado de notícias e conteúdo divididos em seções de bike, skate, surfe, motor, aventura, games, músicas e artes.

Esta é uma boa dica para quem acha que todo conteúdo tem de falar apenas do produto que vende ou está em um setor em que é muito difícil produzir material falando da mercadoria em si.

Magazine Luiza

marketing de conteúdo

Muito mais que leitores, existem fãs que são totalmente apaixonados por algumas sagas literárias e querem saber tudo sobre os livros de que gostam. A Intrínseca apostou em um blog que publica novidades e tem colunistas que abordam temas que têm a ver com literatura.

Procurar pessoas influentes para contribuir com o conteúdo do seu blog é uma excelente maneira de trazer mais relevância e até conseguir citações em outros sites, o que pode melhorar seu posicionamento nas buscas.

O que é uma estratégia de marketing de conteúdo?

Sua estratégia de marketing de conteúdo é a verdadeira base da sua campanha. Ela define seus objetivos, suas métricas e suas táticas. Nós geralmente recomendamos que você documente toda sua estratégia. Fazendo isso, você irá alinhar os principais stakeholders ao conteúdo que você quer oferecer ao público.

Sua estratégia deve incluir:  

  • Objetivos
  • Métricas (KPIs)
  • Público-alvo, definido por demográficos e psicográficos
  • Estratégia de conteúdo: pilares de conteúdo, frequência das publicações, cargos de cada um do time e responsabilidades.
  • Estratégia de distribuição
  • Planilha de mensuração
Fonte: Newscred