O que NÃO fazer nas redes sociais – guia para pequenas empresas

O que NÃO fazer nas redes sociais – guia para pequenas empresas

O que NÃO fazer nas redes sociais – guia para pequenas empresas

Atualizado em 24 de maio de 2019

Uma forte presença nas redes sociais pode se tornar uma grande chave para o sucesso em qualquer negócio. As mídias sociais oferecem a todas as empresas a oportunidade de firmar relações com seu público-alvo, criar uma clientela fiel e formar até uma legião de defensores da marca – e, segundo a Social Media Trends, 71,9% das empresas se declaram muito satisfeitas com os resultados das estratégias nas mídias. Mas tudo isso só se torna possível se você souber o que NÃO fazer nas redes sociais.

Blog publicado originalmente em 31 de julho de 2017

O que não fazer nas redes sociais?

Não ignore as normais sociais

É difícil conseguir o ritmo certo nas redes sociais. Cada rede social tem diferentes sistemas, regras e normas sociais. O que é aceitável em uma rede pode ser uma gafe em outra. A menos que você esteja totalmente confiante em cada uma, é natural que se cometam erros, mas conseguir acertar o tom certo é imprescindível para o sucesso do seu planejamento.

Alguns comportamentos que sua empresa deve ter em pauta:

  • Tire tempo para responder as mensagens deixadas pelos clientes; mídias sociais são sobre engajamento e as conversas devem ser um caminho de duas vias.
  • Não fale sobre a sua empresa com frequência exagerada e nem encha seus clientes de spam com promoções.
  • Não seja carente. Pedir por retweets e curtidas para o seu conteúdo pode parecer carente demais e afastar os clientes. Se o conteúdo e as mensagens que você está compartilhando são verdadeiramente interessantes e originais, os compartilhamentos, curtidas e retweets serão naturais.
  • Não tenha medo da imperfeição (na verdade, humanizar sua marca é uma boa atitude nas mídias sociais), mas esteja atento para seguir as regras de comportamento em cada rede social.

Não esteja presente em TODAS as redes sociais por obrigação

Espalhar sua empresa para todo o horizonte das redes sociais é um erro comum. Você quer estar em todos os lugares para maximizar as oportunidades, mas apostar tão alto pode trazer dificuldade na efetivação da mensagem que sua empresa quer passar.

Construir uma forte estratégia em uma ou duas plataformas é uma escolha muito melhor do que ter uma presença fraca e desigual em todas elas. É mais complicado para uma empresa atualizar regularmente várias contas em redes sociais. Até se você conseguir manter uma presença regular, a qualidade do seu conteúdo provavelmente irá decair.

A solução é escolher aquelas que melhor se encaixam com o perfil da sua empresa. Para a escolha, pesquise e descubra onde está sua audiência e pense cuidadosamente sobre o que você quer alcançar nas mídias sociais. 

Não ignore comentários

Estabelecer uma conversa com os seus consumidores é a dica sagrada das mídias sociais. No entanto, muitas empresas investem a maioria do seu tempo tentando aumentar o alcance e crescer sua rede de contatos – em vez de criar uma conversa atenciosa.

Comentários de consumidores são o início do diálogo, o momento no qual eles te dão permissão para interagir. Estudos da Entrepreneur mostram, entretanto, que 9 de 10 comentários enviados a mídias sociais de empresas são ignorados.

É irônico que tanta energia seja gasta construindo uma rede social para fortalecer as relações com os consumidores e a oportunidade de fazer isso é ignorada quando ela finalmente surge. Se você deseja aumentar seu vínculo com o seu consumidor, SEMPRE responda-os apropriadamente.

Não remova comentários negativos

Nós todos queremos mostrar a nós mesmos através da melhor imagem possível, mas varrer a negatividade para baixo do tapete só vai enfurecer mais ainda os consumidores insatisfeitos. A melhor solução é mostrar a eles que você está preparado para aprender sobre seus erros enfrentando eles prontamente.

As pessoas estão cada vez mais esperando respostas para suas reclamações nas redes sociais. Eles não irão te ligar, não irão escrever (nem mesmo um email) – mas eles irão, no entanto, informar você e toda sua empresa através das mídias sociais. É uma forma bem pública de expressar a insatisfação, e você precisa estar pronto para lidar com isso – ou isso pode se tornar um grande problema.

Quando isso acontecer, seja profissional e não fique na defensiva. Você não pode impedir as pessoas de reclamar sobre você ou sua empresa, mas você pode demonstrar disposição para corrigir seus erros e aprender com eles. E pode mostrar isso não só para o cliente que apresentou o problema – e sim para todos os clientes que te seguem nas redes sociais.

Tem mais alguma dúvida? Escreva nos comentários ou leia mais sobre como melhorar sua imagem nas redes sociais através dessa matéria.