Otimize sua assessoria de imprensa com ativação digital

Otimize sua assessoria de imprensa com ativação digital

Otimize sua assessoria de imprensa com ativação digital

Atualizado em 10 de jan de 2018

Os benefícios diretos de uma assessoria de imprensa são incontestáveis: conquista de mídia espontânea em veículos de comunicação, fomento do relacionamento com jornalistas, criação de uma boa reputação pública para a sua marca. Entretanto, a clássica assessoria de imprensa pode ser bastante potencializada com as diversas ferramentas de comunicação, em um processo chamado ativação digital.

A ativação digital é definida como o direcionamento do seu conteúdo de qualidade para receptores específicos, além do mailing inicial de canais de comunicação que tradicionalmente estão dentro de atividade de assessoria de imprensa. A ativação digital é ampliar o canal de comunicação com o seu público-alvo, de modo com que o surgimento de um relacionamento sólido entre o consumidor e empresa seja inevitável.

Por meio do planejamento de uma assessoria de imprensa, a ativação digital fará com que sua empresa atinja uma imagem melhor, influencie por meio das mídias sociais e construa um histórico de sucesso diante de um público interessado no que você tem a dizer.

Como a ativação digital pode ajudar minha assessoria?

#1 Potencializando seus resultados através de influenciadores digitais

Os influenciadores digitais são figuras que, nas redes sociais, podem impressionar, influir e motivar seus seguidores com suas opiniões, sugestões e análises. Segundo um levantamento da Nielsen, 84% dos consumidores tomam decisões com base nas opiniões de fontes confiáveis, acima de outras formas de publicidade.

Quando seu conteúdo de qualidade entra na visão de influenciadores, muitos seguidores poderão ter contato com a sua marca e, consequentemente, tornar-se mais íntimos de seus produtos e serviços. Entre em contato, estabeleça relações com influenciadores e faça sua marca e seu conteúdo aparecerem para o público das redes sociais de uma forma construtiva para seu negócio.

E para ter noção de como seus concorrentes já estão investindo (e muito) nos influenciadores, é só analisar as estatísticas: no final de 2016, grandes marcas anunciaram que investiriam mais 30% de sua verba em influenciadores digitais no ano de 2017. E você, quando vai entrar no jogo?

#2 Tirando todo o proveito possível das redes sociais

De acordo com a Sprout Social, 74% dos consumidores dependem das redes sociais para decidir sobre uma compra. E é por isso que você deve investir em peso nelas. Crie conteúdos relevantes para nichos específicos e invista em divulgá-los nos grupos exclusivos sobre o assunto nas redes sociais – Facebook é uma das melhores opções. Ao entrar em contato com seu público-alvo, um conteúdo tem muito mais chances de ser lido, apreciado e recomendado – e, por consequência, trazer mais consumidores à sua marca, seus produtos e seus serviços.

Pelo mesmo motivo, também é importante incluir no seu blog ou site um plugin de comentários e compartilhamento para redes sociais. Assim, quando um leitor interessado se deparar com seu conteúdo, ele poderá compartilhar ou marcar amigos sem a demanda de muito tempo ou esforço para tal. Facilite a vida de seus potenciais consumidores!

#3 Estabelecendo relações com sites de conteúdo semelhante

Tendo em vista que, segundo um levantamento da HubSpot, 80% dos consumidores preferem buscar informações de um serviço ou produto numa série de artigos do que num anúncio publicitário, tanto o ato de guest-post – que compreende um artigo num site produzido por um autor convidado – quanto a atividade de comentários em sites de conteúdo semelhante são ótimas maneiras de aproximar sua marca do público.

Afinal, seu público pode estar seguindo só uma empresa justamente porque desconhece outras de conteúdo semelhante – e você pode se aproveitar disso com essas técnicas. Quem disse que seus concorrentes precisam ser seus inimigos? Desenvolva o reconhecimento de sua marca com eles! 🙂

E se você ainda não está tão confiante na área do marketing, analise a possibilidade de contratar uma consultoria de marketing de conteúdo. Com ela, a ativação digital será pensada, incluída e executada no planejamento de modo a alcançar suas metas mais rápido do que você esperava.