Publicidade + RP + Jornalismo: entenda como a comunicação integrada é o melhor caminho

Publicidade + RP + Jornalismo: entenda como a comunicação integrada é o melhor caminho

Publicidade + RP + Jornalismo: entenda como a comunicação integrada é o melhor caminho

Comunicação integrada: por que unir publicidade, RP e jornalismo é o melhor para o seu negócio?

Entenda a importância de unir publicidade, RP e jornalismo para o marketing de conteúdo

Publicidade, Relações Públicas e Jornalismo precisam andar de mãos dadas na hora de fazer um planejamento estratégico de marketing de conteúdo. Quando essas três áreas estão unidas, podemos dizer que há uma Comunicação 360º ou uma comunicação integrada.  

O que é comunicação 360º ou comunicação integrada?

Comunicação 360º é um dos nomes que se dá à comunicação integrada, ou seja, ao plano de comunicação que é pensado unindo Publicidade, Relações Públicas e Jornalismo. Essa combinação é perfeita para a realização de um trabalho focado em marketing de conteúdo, especialmente para as redes sociais.

O objetivo é unir os trabalhos das três principais áreas do marketing de conteúdo: Publicidade, Relações Públicas e Jornalismo. Unir essas áreas faz com que a sua marca esteja sempre falando uma só língua, não importa em qual veículo ou através de qual tipo de conteúdo a mensagem esteja sendo transmitida. A comunicação 360º garante ainda que seja possível fazer planejamentos estratégicos que atendam à marca como um todo, buscando um único objetivo principal.

A comunicação integrada é indicada para alcançar uma comunicação cada vez mais eficiente também nas redes sociais. Isso porque quando todos os setores se encontram na mesma página, fica mais fácil tomar decisões e pensar em estratégias a curto, médio e longo prazo.

Resumindo, todo o seu planejamento, conteúdo e as estratégias  para alcançar objetivos precisam ter Publicidade, Relações Públicas e Jornalismo em sintonia, criando uma comunicação que enxerga problemas e soluções como um todo.

Para entender melhor a importância de uma comunicação integrada, é preciso primeiro compreender as partes que a formam.

Então, quais as diferenças entre Publicidade, Relações Públicas e Jornalismo?

Embora essas três áreas estejam bem próximas, cada uma tem suas particularidades e diferenças. Entenda melhor:

Publicidade – O objetivo da publicidade é direcionar o comportamento do público-alvo. Isso mesmo: através de técnicas usadas em campanhas, a publicidade pode influenciar a mente das pessoas. Tudo isso para vender serviços, produtos, marcas e, claro, ideias.

Relações Públicas – Essa área da comunicação se preocupa com a relação entre a marca, empresa, organização ou figura pública, com a opinião do público em geral. É aqui que entram as preocupações com imagem e reputação, por exemplo.

Jornalismo – Já o jornalismo cumpre a função de informar e de provocar reflexão. E é através das mais diversas mídias que a informação chega ao público. Também é papel do jornalismo fazer com que essa informação chegue às pessoas da maneira mais clara e eficiente possível.

Conhecer bem cada área da comunicação vai te ajudar a combiná-las melhor entre si para uma estratégia completa de comunicação integrada. Cada uma dessas áreas é importante para o seu marketing de conteúdo, mas o conjunto formado pela intersecção de Publicidade, Relações Públicas e Jornalismo é ainda melhor.  

Afinal, por que a comunicação integrada é importante?

Um dos principais motivos, é claro, são os clientes. Uma comunicação eficiente sempre foi uma peça-chave para fidelizar clientes, mas, hoje em dia, com todas as mudanças proporcionadas pela internet e pelas redes sociais, essa necessidade é ainda mais latente. Isso porque a internet criou um ambiente ideal para ampliar os horizontes da comunicação e do marketing, pois trouxe o cliente para perto das marcas.

Sem uma comunicação integrada e clara, os investimentos em mídia podem ser em vão e o retorno pode não ser o esperado. Por isso, é fundamental definir e desenvolver um bom planejamento estratégico e mais: é fundamental poder confiar em uma agência de comunicação que tenha o conhecimento necessário para levar adiante uma perfeita integração entre Publicidade, Relações Públicas e Jornalismo no seu marketing de conteúdo.

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