Entenda como usar as redes sociais para lucrar mais com o seu negócio

Entenda como usar as redes sociais para lucrar mais com o seu negócio

Entenda como usar as redes sociais para lucrar mais com o seu negócio

Atualizado em 10 de junho de 2019

As redes sociais já se tornaram parte da rotina de muita gente no mundo todo. De acordo com a Hootsuite, mais de 2,8 bilhões de pessoas utilizavam redes sociais até o final de 2016. Isso representa ótimas oportunidades para todo tipo de negócio lucrar mais. Só que, para isso, é necessário atuar de maneira estratégica.

Não basta apenas criar uma página no Facebook e publicar vários links para os seus produtos. Tudo precisa ser feito de forma bem planejada, considerando as preferências e hábitos do seu público e o que o ambiente digital pode oferecer para facilitar esse contato.

Saiba como usar as redes sociais para lucrar mais com o seu negócio seguindo estes passos.

Blog publicado originalmente em 11 de novembro de 2016.

Como usar as redes sociais para lucrar mais com seu negócio:

1. Deixe a casa arrumada

Se você quer direcionar vendas para o seu site ou sua loja física, antes de tudo é preciso garantir que esses fronts estejam adequados. O seu site precisa oferecer a melhor experiência de usuário possível para quem realiza uma compra, evitando erros e demora no carregamento.

Uma loja física deve comportar o aumento da demanda e estar acessível a essa nova procura. As redes sociais só vão trazer benefícios se todos os seus setores estiverem preparados.

2. Conheça o seu público

A comunicação pelas redes sociais precisa ser sempre bem pessoal. Não faz sentido tentar abraçar o maior número de gente possível com um discurso genérico. Você deve compreender o perfil da sua audiência e planejar suas publicações para agradar a esse segmento específico.

A partir desse estudo, você conseguirá descobrir as redes sociais que funcionam melhor para divulgar seus produtos ou serviços. Por exemplo, lojas de moda costumam ter muito sucesso no Instagram porque é uma rede focada no visual.

3. Publique nos momentos certos

As informações captadas no passo anterior também vão servir para você definir os melhores dias e horários para publicar seu conteúdo. Para lucrar mais usando as redes sociais, é necessário realizar suas comunicações nos momentos adequados, senão você corre o risco de ser ignorado.

Por exemplo, restaurantes costumam ter muito sucesso divulgando seus pratos próximo da hora do almoço. Mas isso não se aplica a todos os tipos de negócios.

4. Planeje suas ações de forma estratégica

Existe alguma data especial se aproximando? Seu estoque precisa mover determinada categoria de produto? Esses e vários outros fatores precisam ser considerados no momento de planejar como será sua atuação nas redes sociais para trazer vendas.

Muitas lojas, especialmente as que contam com e-commerces de abrangência nacional, analisam as próprias estatísticas para desenhar estratégias. Você pode, por exemplo, checar quais categorias de produtos têm mais ou menos procura e focar nelas.

5. Invista em mídia

A maioria das redes sociais tem plataformas de mídia. No caso do Facebook, por exemplo, você conta com o Facebook Ads. Essa ferramenta é bastante poderosa, impactando até quem não curte a sua página ou quem já visitou o seu site alguma vez, mas não comprou nada. Com o direcionamento adequado, você pode atingir as pessoas certas e maximizar suas chances de venda. Outras redes também têm sistemas de mídia, como o Instagram Ads e o Twitter Ads.

As redes sociais trazem diversas oportunidades para todo tipo de loja conquistar mais negócios. São extremamente poderosas para impactar a audiência certa para cada segmento, algo que nenhum outro método de divulgação consegue. Planeje bem as suas ações e conte com essas plataformas para trazer mais sucesso para o seu negócio.

Continue acompanhando o melhor conteúdo sobre como usar as estratégias digitais para atingir seus objetivos. Siga a Apex no Facebook e no LinkedIn.

[mc4wp_form id=”678″]