Blog

4 estratégias de marketing B2B para seu negócio

24/07/2020 || Compartilhe:

O Business-to-Business é o conhecido processo que se baseia na venda de um produto ou serviço de uma empresa para outra empresa. Os princípios que regem essa técnica são os mesmos do marketing convencional, porém, empresas que empregam o marketing B2B não utilizam ações voltadas ao consumidor final. 

Consumidores B2B tomam decisões baseadas em lucro e preço, mas não deixam de lado quesitos como qualidade do produto, atendimento e vantagens comerciais. Abaixo listamos 4 técnicas de marketing B2B e como usá-las em seu negócio!

 

1 – Marketing de parceria

O marketing de parceria consiste na busca de mercado por empresas que não sejam concorrentes, mas atendam o mesmo público que você. Ao identificar essas empresas, estabeleça uma parceria, planeje e implemente ações em conjunto que favoreçam a divulgação de ambas.

O conteúdo produzido deve ter os custos divididos e ser veiculado nas redes sociais, redes de contatos e todos os canais em que as empresas atuam. Unir forças para produção e divulgação do material aumenta o alcance das marcas envolvidas, e consequentemente, o retorno para estas. Essa técnica é considerada a de maior impacto no Marketing B2B. 

 

2 – Investir no próprio website

Grande parte dos clientes que chegam até você passam pelo seu website, principalmente se for possível saber a opinião de clientes anteriores. É importante lembrar que seu site, em muitas ocasiões, será sua principal via de contato com os consumidores em potencial. Aqui vão algumas dicas para seu website, estratégias B2B, que podem alavancar suas vendas!

Seu website precisa ser simples e de fácil acesso acima de qualquer outra coisa, por isso priorize a usabilidade! Atualmente é imprescindível que os websites estejam adaptados para o acesso pelo celular. As opções de busca devem ser claras e objetivas, para que o cliente encontre facilmente o que procura. Além disso, não esqueça de fornecer as opções de contato da marca.

Otimize seu conteúdo para as buscas! Utilize palavras-chave relacionadas ao seu negócio ou produto. É interessante também estabelecer frequências de publicações, desta forma, você atrai o público desejado para sua marca. E por último, forneça conteúdo específico para cada necessidade e etapa de compra dos clientes em seu website. 

 

3 –  Anúncios Online 

Se sua empresa ainda é relativamente pequena e você não pode fazer grandes investimentos em anúncios online para atrair mais clientes, aqui vai uma possibilidade para você!

O Linkedin, plataforma voltada para trabalho e planos corporativos, possui agora, planos específicos para anúncios online de produtos e serviço. Sua capacidade de segmentação de conteúdo pode compensar o investimento da marca para divulgação nessa rede. Além disso, plataformas de anúncio do facebook também são cada vez mais utilizadas por empresas B2B, com resultados positivos a partir da ampliação do alcance.

 

4 – Blog

Se você ainda não possui um blog para o seu negócio, crie um! Produza conteúdos que abordam serviços que você oferece, desta forma, sua marca ou empresa pode se tornar ainda mais conhecida. 

O ideal é desenvolver os temas sem oferecer logo de cara o seu serviço. Priorize atrair o cliente e causar interesse e depois, se for o caso, fale sobre os serviços. Uma boa técnica é definir a persona (público-alvo) com quem você se comunica, iniciar os textos falando sobre suas possíveis “dores”, desafios e problemas, seguido da solução, que estará relacionada ao serviço que você vende. 

Vale ressaltar, que é de suma importância um planejamento de publicações, com uma frequência estabelecida,  pautas interessantes e boas fontes de pesquisa.