Blog

5 ferramentas para Assessoria de imprensa

10/07/2020 || Compartilhe:

Quando alguém pensa em assessoria de imprensa, pensa em release. Então, ter uma boa ferramenta para esse processo é fundamental. Na Apex já trabalhamos com várias ferramentas – Comunique-se, Maxpress – há algum tempo trabalhamos com o PressManager. Cada ferramenta tem uma vantagem, mas uma coisa que você deve levar em conta no teste das ferramentas é a atualização da base e a porcentagem de entrega de e-mail. Cuidado que muitas vezes uma ferramenta mais barata pode parecer vantagem em um primeiro momento, mas ali na frente vai trazer menos resultados para o seu cliente e mais dor de cabeça para você. 

Administração de pauta

Controlar as pautas por e-mail ou no caderno não dá. Nem que você seja um ‘eugência’ opte por alguma ferramenta que mostre visualmente seu quadro de demandas e entregas. Na Apex usamos o Trello pois ele nos atende bem com a organização das pautas e tarefas. Na agência adotamos métodos ágeis para administração das tarefas – como o kanbam e o scrum – e o Trello se ajusta bem a essa necessidade. Mas já usamos bitrix24, basecamp, todoist.

 

Google Analytics

O Google Analytics é uma plataforma gratuita, simples e eficaz para qualquer ação digital. Com essa ferramenta é possível ter uma visão geral das visitas e engajamento dos sites. 

Por meio dela, o assessor pode acompanhar o resultado obtido pelas marcas assessoradas no meio digital. É possível identificar se o site está tendo um bom tráfego, quais as páginas com mais acesso e se existe algum tipo de rejeição ao conteúdo. 

 

MindMeister

O MindMeister é uma ferramenta online que agiliza a gestão na assessoria de imprensa através da criação de mapas mentais. Os mapas mentais tem o poder de nos fazer enxergar de forma organizada e esquematizada, ideias, pautas, planejamentos e uma infinidade de coisas. 

Em relação a assessorias, o MindMeister te ajuda a construir um plano de comunicação muito mais completo e efetivo para seus clientes. Quando é preciso transformar ideias abstratas em ideias concretas, os mapas mentais facilitam essa função. 

 

Monitoramento de notícias

Ferramentas de monitoramento são essenciais. As que usamos na Apex Conteúdo Estratégico são a Newsmonitor, a MITI Inteligência estratégica e a PressManager. Essas ferramentas garantem agilidade e precisão na tarefa de clipping de notícias, além de acompanhar a reputação da marca, analisar as ações da concorrência e entender as movimentações de mercado.