Blog

Assessoria de imprensa na internet e suas singularidades

06/09/2021 || Compartilhe:

06O ambiente online está se expandindo cada vez mais. A todo momento surgem novos tipos de trabalho e demandas exclusivas do meio digital. Nesse sentido, a assessoria de imprensa na internet se mostra fundamental.

Afinal, é por meio dela que as empresas conseguem se comunicar com seus clientes e expandir sua presença online de forma orgânica.

Mas, se engana quem pensa que assessorar pela internet é a mesma coisa que assessorar de maneira convencional. A internet tem linguagem e ferramentas próprias e a assessoria precisa estar de acordo com a proposta deste mercado.

Qual é o papel da assessoria de imprensa na internet

A assessoria de imprensa na internet tem o papel de promover produtos e serviços das empresas que a contratam de forma espontânea para gerar cada vez mais leads e clientes.

Em outras palavras, a assessoria deve investir em:

  • Criar estratégias de Marketing Digital focadas no Inbound Marketing e também no Marketing Humanizado;
  • Elaborar press kits originais e criativos que conversem com a linguagem da internet. Em suma, esses press kits são feitos para influenciadores digitais, que divulgam a marca.
  • Criar uma rede de contato e manter canais de conversa abertos com novos veículos de comunicação como, por exemplo, sites de notícias online. 
  • Além disso, os press releases precisam estar adequados para a internet. 

Por fim, é interessante que o assessor consiga dar o suporte necessário para seus clientes nas redes sociais. 

Mais do que gerar seguidores e curtidas, as campanhas precisam engajar o público-alvo para que este se transforme em lead e, com o follow up adequado, seja um cliente em potencial. 

Quer saber como construir um press release que converte? Baixe agora o ebook com as regras fundamentais para vender sua pauta e conquistar muita mídia espontânea.

 

Erros comuns ao assessorar online

Mesmo que o trabalho na internet pareça simples, algumas assessorias de imprensa na internet cometem erros que atrapalham tanto o cliente quanto a própria agência. Por isso, confira agora o que não fazer em ambiente digital:

  • Entrar nesse mercado acreditando que ele funciona da mesma maneira que a assessoria de imprensa tradicional. A assessoria de imprensa online tem técnicas, ferramentas e um mercado diferente.
  • Não conhecer como funciona o processo de customer experience, em especial, para o caso do consumidor digital.
  • Continuar gerando mensagens em massa. Na internet, você precisa delimitar um público-alvo e focar seus esforços nele. 
  • Gerar conteúdos sem identificação com a marca e com pouca criatividade. Você precisa conseguir assessorar seu cliente para que a marca seja conhecida de forma orgânica.
  • Não mensurar os resultados. Toda boa agência de assessoria deve conhecer e analisar os resultados dos serviços prestados aos clientes. Esse tipo de cuidado ajuda a divulgar o seu trabalho e mostrar que está de acordo com a linguagem digital.

Dicas para fazer uma boa assessoria de imprensa na internet

Diante de tudo isso, nada melhor do que algumas dicas de como fazer a assessoria de imprensa na internet, não é mesmo?!

Para assessorar online, sua empresa precisa desenvolver conteúdos focados em um público-alvo que é definido junto com o cliente. Desse modo, em um primeiro contato, elabore um bom briefing e conheça o objetivo do cliente e o que ele espera alcançar.

Além disso, para cada campanha de divulgação de serviço, produtos, eventos, entre outros, sua agência deve lançar mão de vários recursos ao mesmo tempo.

Recursos como press kit, press release, follow up precisam estar integrados e de acordo com o briefing que foi elaborado no início dos trabalhos.

Por fim, sempre esteja atento para as novidades no meio online. Todos os dias surgem novas métricas e habilidades para serem desenvolvidas.

Por isso, vale a pena ficar atento às demandas desse mercado e inovar na sua assessoria de imprensa na internet com muito conhecimento e prática.

 

Conheça os resultados de um dos cases produzidos pela Apex, clique aqui