Blog

Assessoria de Imprensa ou Assessoria de Comunicação: Qual a diferença?

27/09/2021 || Compartilhe:

Apesar das semelhanças, Assessoria de Imprensa e Assessoria de Comunicação não são a mesma coisa. O grande ponto em comum está no gerenciamento de imagem do assessorado, seja um produto, marca ou instituição. Todavia, é importante conhecer as peculiaridades de ambas na hora de contratar o serviço ideal.

O trabalho da Assessoria de Imprensa é voltado para administração e divulgação de informações entre seu cliente e o público, por meio dos veículos de comunicação de massa ou especializados. Enquanto a Assessoria de Comunicação atua no desenvolvimento da comunicação entre cliente, público e colaboradores. 

Antes de abordarmos as diferenças é preciso ressaltar que a atuação da Assessoria de Imprensa é mais específica. Se a Assessoria de Comunicação fosse um leque, a Assessoria de Imprensa seria uma das varetas que o compõem. 

Qual o papel da Assessoria de Imprensa?

O foco da Assessoria de Imprensa está na divulgação da marca/empresa, feita por comunicadores, em sua maioria jornalistas, e formadores de opinião. A missão é tornar seu assessorado uma referência na mídia.

Tal missão é cumprida por meio da produção de press releases, entrevistas, sugestão de pautas e estratégias que construam uma imagem positiva na mídia espontânea. Por isso, a importância de se contratar um serviço de assessoria de imprensa, que funcionará como um elo entre sua empresa e os veículos de comunicação. 

Uma pesquisa divulgada em 2018 pelo Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, constatou que o relacionamento com a mídia correspondia a 75% das demandas dos clientes de assessoria de imprensa. 

O que faz uma Assessoria de Comunicação

Imagine uma empresa que é dividida em diversos setores. Um destes setores é o de comunicação institucional, no qual ações corporativas são desenvolvidas para integrar colaboradores, clientes e fornecedores. 

Esse setor define o trabalho de uma Assessoria de Comunicação, em que as empresas contratam agências especializadas para melhorar sua comunicação interna e externa.

A mesma pesquisa, do Congresso Mega Brasil de Comunicação, identificou que a demanda para a gestão de crise corresponde a 17,6% do trabalho da Assessoria de Comunicação. O gerenciamento do fluxo de informações de uma empresa pode evitar possíveis crises. E é por isso que a Assessoria de Comunicação interna ou contratada deve estar por dentro de tudo o que acontece na empresa.

Ao contratar um serviço de Assessoria de Comunicação, sua empresa terá uma visão 360° da comunicação e toda a criação de informativos, eventos, identidade visual e avisos ficarão a encargo dela. 

É possível contratar os dois serviços?

A resposta é sim! Ao contratar o serviço de uma agência de comunicação como a Apex para cuidar da comunicação e imagem de sua empresa, você contará com o trabalho dois em um. Uma equipe formada por profissionais da área se encarrega de produzir diálogo entre sua marca e os mais variados públicos de forma estratégica e cuidadosa.