Minha empresa deve apostar em assessoria de imprensa ou blog de conteúdo?

14/05/2020 || Compartilhe:
Atualizado em 14 de maio de 2020

Você sabe o que é melhor para seu negócio – assessoria de imprensa ou blog?

A comunicação é uma área essencial para todas as empresas, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. Porém, dentro dessa área, há diversas divisões, como comunicação interna, marketing, publicidade, mídia social, assessoria de imprensa ou blog (e também a junção dos dois), entre outras.

Dentre tantas opções, fica complicado saber em quais focar, qual é o papel de cada uma e como se complementam. Por conta disso, selecionamos duas para explicar melhor e falar da relação entre elas e como podem se complementar deixando o resultado ainda mais positivo e com a visibilidade que sua empresa merece.

Blog publicado originalmente em 13 de maio de 2016.

Como funciona a assessoria de imprensa?

O trabalho de assessoria de imprensa é normalmente feito por um jornalista ou relações públicas. O intuito é conquistar espaço em veículos de imprensa sem que seja por meio de publicidade, de maneira espontânea e orgânica.

Supondo que sua empresa trabalhe com o comércio digital de camisetas personalizadas, um assessor de imprensa buscará criar o relacionamento entre sua marca e alguns veículos chave, a fim de conquistar espaço em matérias relevantes e que tendem a trazer reconhecimento e credibilidade.

Ou seja, se a Folha de S. Paulo, um dos principais jornais do país, estiver escrevendo uma matéria sobre as empresas de e-commerce, você pode servir como uma das fontes da reportagem, dando informações sobre seu negócio e sobre sua área de atuação. Outro caso são aquelas matérias com “dicas de presente para o dia dos namorados”. Seu assessor de imprensa será o responsável por enviar fotos e mais informações sobre seu produto, para que possa aparecer de maneira espontânea.

O grande diferencial neste caso, é que ao aparecer em matérias, sua empresa ganha credibilidade e visibilidade ao mesmo tempo. Credibilidade porque não foi necessário pagar para estar naquela página de jornal, e visibilidade pela quantidade de pessoas que são impactadas com aquele material.

Um dos problemas é que será necessária a contratação de uma agência de comunicação para fazer este tipo de trabalho ou um profissional, que ficará alocado em sua empresa, que possa atender como assessor de imprensa de sua marca.

E os blogs?

Os blogs também são ferramentas importantes. Por estarem alocados na internet, pessoas de qualquer lugar do mundo podem ter acesso. O que é muito bom, mas tem seu lado perigoso, pois um passo errado pode dar margem a um viral negativo.

Eles funcionam muito bem para melhorar a experiência de seu cliente com sua empresa, pois você consegue fornecer um conteúdo relevante para seu público e não simplesmente um anúncio de compre.

Outro ponto positivo é que, dependendo do seu conteúdo, você consegue virar uma referência naquele assunto e o boca a boca começa a fazer parte de sua estratégia de comunicação. Afinal, não há melhor maneira de conquistar clientes do que esta. Ofereça sempre uma boa experiência a seu consumidor e mantenha um canal de diálogo aberto com ele.

Eles também podem complementar o trabalho da assessoria de imprensa, pois assim que tomam conhecimento de algo ou querem conhecer um pouco mais daquilo que lhes foi sugerido, a primeira reação é buscar informações no Google. É essencial que você tenha uma reputação já construída na internet.

[mc4wp_form id=”678″]