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Boa noite, Assessoria de Imprensa. Bom dia, PR Marketing

26/05/2022 || Compartilhe:

Quando uma empresa ou pessoa quer fortalecer a sua marca, ampliar sua presença digital e ainda impulsionar suas vendas, ela costuma recorrer à três serviços de comunicação: assessoria de imprensa, relações públicas e agências de marketing.

O trabalho de uma Assessoria de Imprensa é alimentar os veículos de notícias e estabelecer um relacionamento entre o cliente e a imprensa. Suas métricas são mais tangíveis e é uma realidade mais próxima do público em geral, pois os clientes de uma boa assessoria de imprensa costumam aparecer nas entrevistas dos veículos de comunicação. O relações públicas ou public relations (PR), de maneira geral, é o profissional responsável por administrar a imagem de uma empresa. Além disso, também atua na criação de maneiras eficazes para comunicação entre diversos personagens de uma mesma figura pública/privada. Já o profissional de marketing e o publicitário estão de olho na mercadologia de uma marca, isto é, o retorno financeiro propriamente dito. Sua atuação acaba sendo abrangente, bem como abarcando e entendendo muito da demanda do RP e do assessor de imprensa – que são braços do marketing, sem dúvida.

Com o passar do tempo e o mesclar dessas atividades, surgiu um novo tipo de atuação: o PR Marketing ou Public Relations Marketing, que seria um blend da comunicação, do relacionamento e da imagem da assessoria de imprensa para potencializar as estratégias mercadológicas do marketing. Nesse sentido, ao mesmo tempo em que cria experiências e conta histórias que constroem um relacionamento orgânico com o público por meio dos veículos de mídia, as estratégias de PR Marketing também vão integrar o interesse em vendas, no lucro objetivo para a marca.

Case de sucesso

Um caso de sucesso na aplicação das estratégias de PR Marketing ocorreu com a Vinícola Legado. Com a chegada do verão e após um ano de severas restrições ao setor de enoturismo devido à pandemia da Covid-19, a premiada produtora boutique da região metropolitana de Curitiba, ansiava por receber visitantes para a colheita das uvas viníferas. Para que o retorno do público fosse efetivo, o objetivo comercial da empresa alcançado e a ação de comunicação fosse um sucesso, a Apex Conteúdo Estratégico montou uma ação que envolveu todas as áreas de expertise da agência: desde a realização do evento (seguindo os protocolos de segurança), ao relacionamento com imprensa e influenciadoras, conteúdo digital, inbound marketing e performance. Conheça o case: https://apexconteudo.com.br/case-momento-da-colheita-vinicola-legado/ 

A ação foi baseada nas estratégias de PR Marketing (market share; geração de leads e ROI) e envolveu muito mais que o reconhecimento da marca (awareness). Ela foi construída alinhada aos objetivos comerciais da empresa.

Entre os resultados, evidenciou-se o aumento do market share da vinícola e o ROI com um retorno de mídia espontânea de mais de R$ 195 mil; cobertura do evento pelos principais veículos de televisão do Estado, visita de influenciadores/blogueiros do universo brasileiro do vinho e mais de 20 divulgações na imprensa nacional da abertura do Momento da Colheita. Confira matéria publicada no Bem Paraná: https://bit.ly/3NEikes 

Obteve-se um aumento na geração de leads e no LVR (que calcula a taxa de crescimento dos Leads qualificados no pipeline de vendas):

  • mais de 50 leads gerados pelo chatbot da vinícola durante a campanha;
  • aproximadamente 40 mil pessoas impactadas pelas postagens da colheita nas redes sociais da Vinícola Legado;
  • 4,7 mil visitas ao site colheitalegado.online durante os 45 dias de campanha;
  • taxa de abertura de 24% da newsletter sobre o Momento da Colheita – quase o triplo da média do mercado;
  • mais de 100 mil visualizações e centenas de compartilhamentos vindos do perfil dos influenciadores parceiros na divulgação.

A ação realizada conseguiu aplicar estratégias certeiras de PR Marketing dentro da nova perspectiva de assessoria de comunicação voltada para resultados comerciais. Em um mercado dinâmico, não é mais aceitável assessorias viverem de disparos de releases, follows e acompanhamento de clipping. Para conseguir destaque do cliente é imprescindível o trabalho de PR Marketing.