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Briefing em assessoria de imprensa? Mas é claro!

23/08/2021 || Compartilhe:

Conhecer o cliente, orientar e organizar o serviço, traçar objetivos e planejar o orçamento. Todas estas são funções que devem aparecer no briefing de uma assessoria de imprensa. Mas, o que é um briefing?

Podemos entendê-lo como um resumo de tudo aquilo que é necessário saber a respeito de um cliente. Ele aborda informações que vão desde como funciona a empresa até qual é o público-alvo e quanto o cliente espera gastar pelo seu serviço.

Dessa forma, um briefing é essencial para desenvolver um bom trabalho em assessoria de imprensa. Por isso, veja agora o que não pode faltar no briefing do seu próximo trabalho.

Afinal, o que é briefing?

Em síntese, trata-se de um conjunto de dados que tem como objetivo orientar sobre como desenvolver uma ação ou um projeto.

Assim sendo, ele ajuda a entender qual é a dinâmica do seu trabalho e também como desenvolver o melhor serviço possível aos clientes.

De forma geral, o briefing é o ponto zero de qualquer planejamento. Isso porque será por meio dele que serão definidos: qual é o projeto, quem é o cliente, objetivos, cronograma, prazos, orçamento, etc.

Entre elas, podemos destacar a assessoria de imprensa, que se utiliza desse resumo para entender melhor seus clientes e alinhar seu serviço com os objetivos esperados.

Briefing em assessoria de imprensa

Em assessoria de imprensa, o briefing é usado para montar um resumo sobre o cliente e também sobre o serviço que deve ser feito. Esse resumo ajuda a entender como desenvolver um trabalho desde o início.

Além disso, com o briefing em mãos, os assessores podem entender qual é a visão do cliente e o que ele espera alcançar com o seu serviço.

Por exemplo, ao prestar um serviço para uma empresa de cosméticos que vai lançar um novo produto, a assessoria deve criar um briefing que contenha todos os dados para executar a ação.

O que precisa aparecer no briefing da assessoria?

Tomando o exemplo da empresa de cosméticos, no briefing da assessoria de imprensa, não pode faltar:

  • Informações sobre o cliente: empresa, setor de atuação, produtos e serviços, filosofia, missão, valores, visão, etc.
  • Informações sobre o produto que a empresa quer lançar no mercado.
  • De que maneira será feito o lançamento: evento, campanhas de marketing, entre outros. 
  • Os objetivos e o que o cliente espera alcançar.
  • Avaliação da concorrência e do mercado para entender qual o potencial do produto.
  • Cronograma de ações com prazos definidos.
  • Veículos ou canais que sejam do setor.
  • Orçamento detalhando cada etapa da prestação de serviços em assessoria de imprensa.

Ou seja, qualquer briefing deve ter como meta deixar evidente todo o trabalho que será feito. Para isso, colete todas as informações possíveis sobre a empresa/cliente e o mercado em que ela atua.

Dessa forma, o briefing também pode ser entendido como um manual de instruções. Assim sendo, a equipe de assessoria sabe exatamente o que fazer e como fazer.

Isso ajuda a padronizar o seu serviço e faz com que alcance melhores resultados.

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Como fazer um bom briefing?

Para que o briefing em assessoria de imprensa tenha os resultados esperados, você precisa entender quem é seu cliente e o que ele espera com seu serviço.

Isso nem sempre é fácil, afinal, às vezes, nem o cliente tem certeza do que precisa.

Nesse ponto, você pode ajudar a guiar o cliente e ir modelando seu briefing até encontrar um ponto comum de trabalho. Esse alinhamento é fundamental, principalmente se for o primeiro trabalho que desenvolvem juntos.

Depois que você entender o cliente, deve focar no serviço que ele precisa. Para tal, faça uma análise completa de tudo que será necessário para criar o briefing:

  • conhecer bem o serviço
  • direcionar bons profissionais para elaborar o resumo e fazer as tarefas
  • analisar o mercado e a concorrência
  • criar estratégias alinhadas com a visão e missão da empresa

Lembre-se de coletar o máximo de informações possível para fazer um bom trabalho a partir do briefing e assim manter o cliente para campanhas futuras.

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