Blog

Como fazer o relacionamento com a nova imprensa e influenciadores

25/06/2021 || Compartilhe:

Ao longo dos anos muita coisa mudou em termos de comunicação. Assim, o trabalho de assessoria junto à nova imprensa e influenciadores também passou por alterações. Estas deram outra cara para o cotidiano das agências produtoras de conteúdo.

Enquanto que a imprensa tradicional se mostra responsável por produzir e apurar as informações, os influenciadores têm tido um papel parecido, porém com um diferencial. Este diferencial está no fato de se colocarem mais próximos do público em geral.

Dessa forma, os assessores de imprensa precisam unir os dois mundos e pensar em como relacionar seus novos clientes com um público assíduo por mais informação.

Ser assessor na era digital

Na Era Digital o assessor de imprensa surge como alguém que pode dar mais do que credibilidade e confiabilidade para seus clientes.

Agora, ele deve unir a nova imprensa e influenciadores para que, juntos, façam o papel de informar as demais pessoas acerca do que acontece e é relevante no mundo.

Além disso, a comunicação digital exige mais rapidez, domínio de novos canais de atuação (redes sociais, blogs, etc), contato com um público que reage de forma instantânea e a criação de novos espaços para divulgar seus clientes.

Com isso, o assessor produz mais do que conteúdos, ele entra como a figura central para aproximar seus clientes do público-alvo. 

 

 

Relação com a nova imprensa e influenciadores

Sem dúvida a nova imprensa atual e os influenciadores mudaram a forma de informar e se conectar com o público.

Ah, e vale lembrar que a nova imprensa é feita por canais de digitais que informam e chegam até as pessoas por meio da internet. Nesse mercado se destacam sites de notícias expressas, blogs, vlogs, jornais digitais.

Em resumo, são todos os canais que nasceram no ambiente digital e existem somente ali.

Os influenciadores, por sua vez, em alguns casos são pessoas comuns que se destacaram e passaram a ter a sua opinião ouvida e apoiada. Ou então famosos que viram na internet uma maneira de expandir sua área de atuação.

Assim sendo, neste novo mundo que se desenha, em que blogs, vlogs, redes sociais e jornais nativos digitais têm grande relevância, o papel dos assessores de imprensa precisou andar junto e se adaptar.

 

 

Qual é o papel de um assessor de imprensa?

Neste novo mercado, o assessor se torna mais do que um produtor de conteúdo a respeito de seus clientes. 

Ao trabalhar para influenciadores, por exemplo, o assessor assume diversos papéis:

  • Faz o planejamento estratégico para impulsionar seu cliente.
  • Cria um cronograma de publicações.
  • Estabelece o público-alvo.
  • Define objetivos e metas.
  • Pesquisa novas maneiras de interagir e atrair seguidores.
  • Fica atento às novas tendências, que mudam a todo o instante.

Além disso, um bom assessor precisa manter uma rede de contatos ativa com diversos veículos de imprensa. E aqui entra a nova imprensa.

Hoje em dia, conhecer e ter um canal de diálogo aberto com jornais digitais se tornou essencial para quem trabalha com a assessoria de pessoas ligadas à internet.

Para tal, agências que desenvolvem um bom follow up se diferenciam no setor.

 

Como fazer o relacionamento de influenciadores com o público?

Para criar uma relação estável entre influenciadores, imprensa e também com o público, os assessores lançam mão de uma série de recursos.

Dessa forma, o assessor deve criar um bom canal de relacionamento entre todas as partes. E, com isso, fazer seu cliente ganhar audiência e seguidores. Para tal, o assessor precisa:

  • Fazer a gestão das redes sociais: para isso, define-se uma forma padrão de como o cliente se comunica com o público. Ou seja, o influencer assume identidade com a qual se conecta com seu público-alvo. Esta pode ser, por exemplo, uma atitude positiva, negativa ou reativa, diante do que acontece no mundo.
  • Produzir conteúdos estratégicos a fim de impulsionar o cliente e a sua marca.
  • Abrir um canal para que seu cliente se relacione com os novos tipos de público, que hoje quer ser ouvido de forma imediata sem ter que esperar para dar sua opinião.
  • Escolher um caminho adequado para trilhar em busca de engajamento nas redes sociais.
  • Criar um canal de diálogo entre a nova imprensa e influenciadores. E também destes com os meios tradicionais, para aumentar o público de seu cliente.

Com base em tudo isso, a assessoria de imprensa precisa estar antenada nas tendências digitais e acompanhar as novidades do setor.

Estamos sempre antenados e com resultados frequentes, acesse o case completo de Assessoria de Imprensa produzido pela Apex, clique aqui.