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Follow up: o diferencial de uma boa assessoria de imprensa

01/06/2021 || Compartilhe:

O termo follow up é uma estratégia usada em empresas para acompanhar e ampliar o relacionamento com clientes. No serviço de assessoria de imprensa, esse acompanhamento se faz com contatos diretos com os “compradores de notícias”, ou seja, jornalistas, influenciadores ou redatores.  

Quando a estratégia de assessoria, mailing, release e o follow up estão alinhados, você consegue emplacar suas divulgações com mais facilidade e prestar um serviço diferenciado para seus clientes.

Portanto, fique com a gente e descubra como fazer do follow up  o diferencial de sua assessoria de imprensa.

O que é follow up?

Em suma, o follow up significa, em inglês, ‘fazer o acompanhamento’ de algum cliente depois que ele concluiu uma compra.

No varejo, significa manter o contato e uma linha direta de comunicação entre a empresa e a pessoa que realizou uma compra ou adquiriu um serviço.

Este tipo de estratégia pode ser feito por meio de vários canais de comunicação como, por exemplo: e-mail, Whatsapp, telefonemas, entre outros.

De modo geral, a ideia é mostrar para o cliente que você se importa com ele e quer fidelizá-lo. Afinal, manter um cliente é mais fácil do que adquirir novos.

Follow up e assessoria de imprensa

Levando em consideração a ideia geral de follow up, ele é um aliado de assessorias de imprensa que desejam emplacar e divulgar algum release de um cliente. 

Para tal, os assessores devem criar os textos, enviar aos jornalistas da área e manter o contato sempre ativo.

Mas isso precisa ser feito com cuidado. Isso porque há uma linha tênue entre um follow up dos textos enviados para redações e a “empurração de materiais”.

Com a redução do tamanho das redações e o aumento do consumo de informação, os jornalistas têm sido bastante demandados e possuem o tempo cada vez mais escasso. Eles costumam receber diversos releases ao longo do dia e, além das ligações e contatos por whatsapp de diversas assessorias.

Para saber como fazer do follow up seu aliado, veja as dicas que preparamos a seguir.

Como fazer do follow up o diferencial da sua assessoria

Em resumo, a assessoria de imprensa deve fazer o follow up antes e depois de enviar um release para que haja o acompanhamento e posterior feedback. 

No entanto, o contato com jornalistas deve ser cauteloso. Como assessor, é interessante que você use algumas ferramentas de software que ajudam a identificar se o redator do jornal já leu seu e-mail, se ele foi para a lixeira sem ser aberto, entre outras coisas.

Esse tipo de serviço evita que você envie e-mails repetitivos para a redação ou mostre desinformação acerca do andamento da pauta.

Além disso, antes de qualquer contato, você deve ter uma base de dados sobre o veículo para o qual está enviando o release. Saber quem é o jornalista, sua área de atuação, horário de trabalho, entre outras coisas, é fundamental na hora de fazer o contato.

 

Dicas para melhorar o follow up de sua assessoria de imprensa

 

Ademais, vale ficar atento a outros detalhes que farão a diferença do seu follow up de sua assessoria de imprensa:

  • Faça uma gestão constante do seu relacionamento com a imprensa. Ou seja, mantenha contato, registre quando e como você fez o follow up e qual foi o efeito dele. E mais, não abandone este contato quando seu release não for publicado. (Na Apex já utilizamos várias ferramentas para gestão de follow up e hoje estamos bastante satisfeitos com o Press Manager. Mas existem outras boas plataformas no mercado, conheça as 5 ferramentas para Assessoria de Imprensa.) 
  • Saiba que existem diferentes maneiras de conversar com os jornalistas. A mais comum e eficaz se dá por e-mail, e alguns deles permitem também contato via Whatsapp, Messenger ou mesmo ligação. Essa informação precisa constar na sua base de dados. No ebook Perfil do Jornalista Brasileiro, produzido com exclusividade pela Apex, foi contatado que o e-mail tem a preferência dos jornalistas e em seguida o whatsapp.
  • Entenda que há um horário certo para entrar em contato. Não adianta pressionar o jornalista quando a redação já está fechada ou está em horário de fechamento. Portanto, em sua base de informações, lembre-se de adicionar qual é o horário de funcionamento de cada redação.
  • Por fim, não faça contatos em massa. Isto é, crie releases diferentes e nunca envie o mesmo texto para vários jornais ao mesmo tempo. Saiba que é possível perceber isso e, essa atitude dificulta a publicação do seu texto.

 

Enfim, de modo geral, tenha em mente que o follow up dentro da assessoria de imprensa mostra que você está interessado tanto em divulgar o seu cliente quanto em produzir bons conteúdos.

Portanto, prestar atenção aos detalhes é essencial para se destacar dentro desta área.

 

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