Blog

‘Hacks’ para sua estratégia de relações públicas

04/10/2021 || Compartilhe:

Em tempos de growth hacking e marketing digital parece estranho falar de algo tão desgastado quanto uma estratégia de relações públicas. Afinal, o foco da nova mídia não é colocar de lado os velhos ‘guardiões da marca’, os RPs e Assessores de Imprensa, deixando as empresas se direcionarem para seu público-alvo?

Em partes isso pode até ser verdade, mas negligenciar o poder da imprensa pode ser um grande erro, visto que poderá perder suas maiores oportunidades de hacking de crescimento. Procurar oportunidades para promover seu negócio é um dos princípios básicos do growth hacking. E se a imprensa puder divulgar o produto que você oferece de forma gratuita ou a um preço baixo é preciso aproveitar essa oportunidade. 

Tanto a mídia comum quanto os novos meios digitais atraem grande parte da atenção do público. A divulgação de seus produtos dessas mídias não apenas atinge um público mais amplo, como também confere um ar de credibilidade e confiança às campanhas de sua marca. 

Atualmente para obter sucesso em suas campanhas é necessário uma mentalidade de Growth Hacker, uma vez que prosperar no cenário atual da mídia é muito diferente do que era no passado. Por isso, separamos algumas dicas de ‘hacks’ para sua estratégia de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. 

 

Foque no marketing de conteúdo 

Você já deve ter ouvido isso um milhão de vezes, mas caso tenha esquecido: O conteúdo é rei. Marketing de conteúdo é muito mais do que promover diretamente os produtos de sua empresa. Trata-se de compartilhar conteúdo interessante e atrativo, e até mesmo divertido, com seu público. 

De acordo com informações do artigo New York Observer, Ryan Holiday, autor do best-seller do New York Times “Growth Hacker Marketing”, fez uso do marketing de conteúdo como estratégia principal de divulgação do livro. Holiday escreveu conteúdo exclusivo para veículos como MarketWatch, Fast Company, Thought Catalog e outros mais que atendiam a um público-alvo semelhante ao qual queria atingir. O conteúdo divulgado abordava tudo, frases Call-to-action, lições e aprendizados que adquiriu no processo de escrita e comercialização do livro. 

Você pode fazer o mesmo. Independente de qual seja seu produto. Procure veículos de comunicação que tenham relação com o que você faz e proponha ideias de artigos que podem ser valiosos para eles. Mesmo que o veículo não tenha grande audiência, se o público for o mesmo que o seu, você saberá que eles terão acesso ao conteúdo e terão vontade de conhecer mais sobre seu serviço. 

 

Faça um Reddit AMA

Os milhões de usuários do Reddit podem votar no conteúdo que desejam ver no topo da página e no que desejam “votar negativamente”. Estar no topo do site traz muitas vantagens como alta visibilidade, tráfego para sua página e atenção da mídia convencional. Hoje em dia não é incomum ver coisas que viralizam no Reddit se tornarem assuntos na grande mídia. 

Apesar de sempre haver a possibilidade de que o conteúdo que você compartilhar obtenha grande atenção no Reddit, você não deve apostar tudo nisso. E não se preocupe, pois o Reddit é composto de vários subreddits, ou seja, comunidades de nicho com participantes que estão sempre procurando por um assunto interessante para debater. 

Se você tem um conteúdo novo e exclusivo a ser compartilhado, tente um subreddit relacionado ao tema e escreva um “Me faça uma pergunta” ou “AMA”. Esse é um formato livre que permite que os usuários interajam com o conteúdo, fazendo perguntas diretamente para você. Pessoas com pontos de vista diferentes podem se dar muito bem no AMA. E não importa se o subreddit tem um número pequeno de pessoas, leve em consideração que são pessoas certas, que tem interesse real naquele tema. 

 

Conte sua história ou contrate uma empresa que faça isso por você

Você pode contratar uma agência especializada para lidar com todas as suas questões de imprensa. Entretanto, quando se trata de contar a história de seu negócio é quase sempre melhor adotar uma abordagem DIY (Do it yourself). Ou seja, você mesmo conta sua história, principalmente se estiver começando. O motivo é simples: ninguém estará melhor equipado para contar sua história do que você. Se você puder pagar pelo auxílio de uma assessoria, escolha uma que o conheça bem e que possa contar tão bem quanto você. 

A Apex trabalha com vários níveis de briefing, mas invariavelmente ele busca responder questões como: O que você faz? Por que você faz? Quem você é? Qual o problema que quer resolver e como resolver? Por que as pessoas se interessam por isso? Com essas perguntas, a narrativa começa a ter cor e forma.