Blog

Impacto positivo da Assessoria de Imprensa em seu negócio

18/10/2021 || Compartilhe:

Sendo uma ponte entre as empresas e a mídia, a Assessoria de Imprensa tem o objetivo zelar pela imagem pública de seu assessorado. Muitas vezes, os serviços de assessoria são prestados por agências de comunicação, como a Apex. Este trabalho é feito por profissionais de jornalismo ou relações públicas. 

Na prática, a atuação de uma assessoria de imprensa envolve a produção de conteúdo como press releases, clipping, mídia training e estratégias de imagem para posicionar a empresa diante dos formadores de opinião e público. Além de fazer o gerenciamento de crises quando necessário.  

Contar com o auxílio de uma assessoria de imprensa pode ser fundamental para o sucesso de sua empresa. Mas afinal, por que contratar uma AI?

 

Assessoria de Imprensa e posicionamento na mídia

Com os serviços de assessoria é possível ter o nome de sua marca em portais, revistas, blogs, redes sociais, rádio e até mesmo TV. O assessor de imprensa sabe exatamente qual o caminho necessário para que sua marca esteja em alta na mídia e nos veículos de comunicação. Além disso, tem os contatos e as estratégias específicas para que isso ocorra com frequência. 

O trabalho de assessoria é importante tanto para os clientes quanto para os formadores de opinião, isso porque os primeiros necessitam de visibilidade para a empresa e os segundos precisam de informações atualizadas. Desta forma, não somente seu negócio, mas seus produtos também se tornam notícias. 

E pode acreditar que grande parte dos produtos que você conheceu através da mídia e empresas que passou a admirar contam com a atuação de uma assessoria por trás. 

Gerenciamento de imagem e crise

O cuidado com a imagem do assessorado é uma das bases fundamentais da AI. Este é feito através da produção de conteúdo adequado, entrevistas e media training. A partir da media training, a assessoria ensina o cliente a relacionar-se com o público, o que contribui diretamente em sua imagem. 

Um exemplo disso, é a assessoria prestada pela Apex para o Instituto Nacional do Câncer. No mês de fevereiro de 2021, o INCA promoveu uma campanha com desafios para mudança nos hábitos de saúde. Com o planejamento e ações estratégicas em conjunto com a assessoria, o Instituto participou de 25 entrevistas e 293 publicações na imprensa. 

Os assessores sabem como posicionar corretamente a marca na mídia e para o público desejado, a fim de causar boa impressão. Todavia, assim como na vida, as empresas passam por momentos difíceis e podem sofrer crises de imagem. Hoje em dia o impacto e a disseminação rápida de informações através das redes sociais podem potencializar o problema. 

O preparo da marca em conjunto com a assessoria é imprescindível nestes momentos. Um bom profissional da área saberá exatamente como contornar a situação, argumentar sobre o ocorrido e expor o lado da empresa. Contar com uma assessoria de imprensa em momentos de crise é preservar a credibilidade de seu negócio. 

 

Credibilidade e valor agregado a marca 

Com a inserção do nome de sua marca nos veículos de comunicação há um aumento natural tanto no alcance quanto no valor agregado a ela. Isso interfere diretamente na autoridade dos produtos oferecidos pela empresa. 

Além disso, a relação da marca com o público pode chegar a um nível de confiança capaz de garantir sua credibilidade, fator indispensável na decisão de compra. Jornalistas também podem te ver como referência no assunto, aumentando o número de procura para entrevistas e mais informações.

O trabalho de assessoria funciona como um ciclo que gera resultados positivos para as marcas. Por isso a importância de investir em estratégias de mídia gratuita através da assessoria de imprensa.