Blog

Mundo Bani – a sua marca está posicionada para esse momento?

07/07/2022 || Compartilhe:

Que o mundo, os negócios e o cenário da Comunicação estão em constante evolução não temos dúvida. Crises nunca vividas, pandemia, o novo normal, trabalho remoto, projeções pós-pandemia. Tudo isso nos tirou da realidade do mundo VUCA para o mundo Bani e as marcas devem estar de olho nessa mudança para aproveitar essa janela de oportunidade e se reposicionarem – isso quer dizer: fazer o rebranding.

Vamos explicar: o mundo VUCA falava sobre um universo volátil, incerto, complexo e ambíguo – lembra de como éramos antes da pandemia? Então. Já o mundo Bani foi uma evolução desse conceito. Esse novo mundo é um acrônimo com palavras da língua inglesa Brittle (Frágil); Anxious (Ansioso), Nonlinear (Não-linear) e Incomprehensible (Incompreensível). No mundo Bani saímos da incerteza e da volatilidade para um cenário caótico.

Mas calma, sem desespero – porque toda crise e caos são excelentes oportunidades para inovar. A Comunicação é uma ferramenta indispensável nesse processo. O mercado mudou, o relacionamento com a imprensa, clientes e usuários está transformado. Partimos da disrupção e buscamos a conexão. E esse é o exato momento para refletir sobre como a sua marca está posicionada.

O posicionamento de marca nos fala sobre como a empresa é entendida pelo público e qual a principal mensagem que ela transmite. Em um mundo inconstante, marcas que ficam atreladas ao passado e não adequam a sua linguagem, processos e cultura podem morrer no ostracismo. Porém, o reposicionamento de marca (Rebranding) existe para mostrar que a empresa é resiliente, transparente e está atenta a quem mais importa: o seu público.

Um bom reposicionamento de marca abrange: revisão dos processos, da identidade visual e um novo tom de voz. Alguns indicativos de que o momento de agir chegou são: mudança de estratégia e do comportamento do consumidor; crises; feedbacks negativos dos clientes; queda nas vendas; novos concorrentes.

Estar assessorado com uma agência de Comunicação além de facilitar o processo, ainda pode ser um portal para novas possibilidades. Não tem como pular etapa, então conhecer o seu mercado; estar atento ao seu público; planejamento; execução e monitoramento serão essenciais para esta nova fase.

Saber atuar e se comunicar com o seu público de maneira resiliente, com adaptabilidade, empatia, presença e transparência, além de uma boa estratégia de comunicação são os nortes necessários para a sua empresa performar exponencialmente.