Blog

Parada Programada de Angra 2 Ganha Destaque em Veículos de Comunicação

04/10/2023 || Compartilhe:

A Usina Nuclear Angra 2, localizada em Angra dos Reis (RJ), foi recentemente desligada do Sistema Interligado Nacional (SIN), para um período de manutenção programada que deve durar aproximadamente um mês. O evento foi coberto de forma abrangente pela mídia, com destaque para Valor Econômico, Agência Brasil, IstoÉ, O Globo e G1.

Detalhes da Manutenção

De acordo com informações divulgadas pela Eletronuclear, a manutenção envolverá uma série de operações complexas, incluindo a troca de 28 toneladas de urânio usado como combustível. Além disso, serão realizadas revisões em equipamentos e no gerador elétrico principal da usina. O procedimento contará com a participação de aproximadamente dois mil profissionais, tanto brasileiros quanto estrangeiros.

Planejamento e Segurança

As paradas para manutenção da usina são eventos planejados com pelo menos um ano de antecedência e ocorrem aproximadamente a cada 14 meses. Esse planejamento leva em consideração fatores como a duração do combustível nuclear e as necessidades do Sistema Interligado Nacional (SIN), sistema elétrico brasileiro que coordena e controla a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em grande parte do território nacional. Além disso, o processo também envolve diversas inspeções em mecanismos que não podem ser isolados durante a operação normal da usina, garantindo assim a segurança e a eficiência do sistema.

A parada programada de Angra 2 é um evento de grande relevância, não apenas para a Eletronuclear e seus colaboradores, mas também para o setor energético brasileiro como um todo. A boa aceitação da imprensa, potencializada pela atuação da Apex, destaca a importância de uma comunicação corporativa eficaz para informar o público e manter a transparência em operações dessa magnitude.