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Publicidade + RP + Jornalismo: entenda como a comunicação integrada é o melhor caminho

12/05/2020 || Compartilhe:

Atualizado em 12 de maio de 2020

Na hora de fazer um planejamento estratégico de marketing de conteúdo, Publicidade, Jornalismo e  Relações Públicas e Jornalismo precisam andar de mãos dadas.

Quando essas três áreas estão unidas, podemos dizer que há uma Comunicação 360º ou uma comunicação integrada.  

Entenda a importância dessa união

Blog publicado anteriormente em 07 de novembro de 2018

O que é comunicação 360º ou comunicação integrada?

Comunicação 360º é um dos nomes que se dá à comunicação integrada, ou seja, ao plano de comunicação que é pensado unindo Publicidade, Relações Públicas e Jornalismo. Essa combinação é perfeita para a realização de um trabalho focado em marketing de conteúdo, especialmente para as redes sociais.

O objetivo é unir os trabalhos das três principais áreas do marketing de conteúdo: Publicidade, Relações Públicas e Jornalismo. Unir essas áreas faz com que a sua marca esteja sempre falando uma só língua, não importa em qual veículo ou através de qual tipo de conteúdo a mensagem esteja sendo transmitida. A comunicação 360º garante ainda que seja possível fazer planejamentos estratégicos que atendam à marca como um todo, buscando um único objetivo principal.

A comunicação integrada é indicada para alcançar uma comunicação cada vez mais eficiente também nas redes sociais. Isso porque quando todos os setores se encontram na mesma página, fica mais fácil tomar decisões e pensar em estratégias a curto, médio e longo prazo.

Resumindo, todo o seu planejamento, conteúdo e as estratégias  para alcançar objetivos precisam ter Publicidade, Relações Públicas e Jornalismo em sintonia, criando uma comunicação que enxerga problemas e soluções como um todo.

Para entender melhor a importância de uma comunicação integrada, é preciso primeiro compreender as partes que a formam.

Então, quais as diferenças entre Publicidade, Relações Públicas e Jornalismo?

Embora essas três áreas estejam bem próximas, cada uma tem suas particularidades e diferenças. Entenda melhor:

Publicidade – O objetivo da publicidade é direcionar o comportamento do público-alvo. Isso mesmo: através de técnicas usadas em campanhas, a publicidade pode influenciar a mente das pessoas. Tudo isso para vender serviços, produtos, marcas e, claro, ideias.

Relações Públicas – Essa área da comunicação se preocupa com a relação entre a marca, empresa, organização ou figura pública, com a opinião do público em geral. É aqui que entram as preocupações com imagem e reputação, por exemplo.

Jornalismo – Já o jornalismo cumpre a função de informar e de provocar reflexão. E é através das mais diversas mídias que a informação chega ao público. Também é papel do jornalismo fazer com que essa informação chegue às pessoas da maneira mais clara e eficiente possível.

Conhecer bem cada área da comunicação vai te ajudar a combiná-las melhor entre si para uma estratégia completa de comunicação integrada. Cada uma dessas áreas é importante para o seu marketing de conteúdo, mas o conjunto formado pela intersecção de Publicidade, Relações Públicas e Jornalismo é ainda melhor.  

Afinal, por que a comunicação integrada é importante?

Um dos principais motivos, é claro, são os clientes. Uma comunicação eficiente sempre foi uma peça-chave para fidelizar clientes, mas, hoje em dia, com todas as mudanças proporcionadas pela internet e pelas redes sociais, essa necessidade é ainda mais latente. Isso porque a internet criou um ambiente ideal para ampliar os horizontes da comunicação e do marketing, pois trouxe o cliente para perto das marcas.

Sem uma comunicação integrada e clara, os investimentos em mídia podem ser em vão e o retorno pode não ser o esperado. Por isso, é fundamental definir e desenvolver um bom planejamento estratégico e mais: é fundamental poder confiar em uma agência de comunicação que tenha o conhecimento necessário para levar adiante uma perfeita integração entre Publicidade, Relações Públicas e Jornalismo no seu marketing de conteúdo.

Leia mais em As Novas Regras do PR Marketing.