Blog

Qual é o papel do assessor de imprensa?

11/10/2021 || Compartilhe:

O assessor de imprensa pode ser definido como um jornalista fonte, ou seja, aquele que transmite informações de seu cliente para os veículos de comunicação. 

A transformação dos meios de comunicação e a disseminação cada vez mais rápida de informações evidenciou a necessidade de fontes cada vez mais confiáveis. Para atuar como fonte de confiança nada melhor do que profissionais da área. O foco do trabalho do assessor de imprensa é transmitir informações que beneficiem tanto a imagem de seu cliente quanto a mídia.
Contratar um assessor de imprensa para cuidar da imagem de seu negócio pode trazer um retorno maior do que o investimento em mídia paga. Isso porque o trabalho de assessoria envolve a produção de conteúdo baseado em divulgação espontânea e gratuita na mídia. Apesar de nem sempre as informações serem utilizadas pelos veículos, em algum momento isso ocorre.

Funções atribuídas ao assessor de imprensa

O principal papel de um assessor é a criação de planejamento e ações estratégicas, a fim de divulgar a marca assessorada. Tais estratégias se dão tanto por meio de produção de conteúdo como press release e press kit, quanto por treinamento do cliente para contato com a imprensa.

Além disso, é responsabilidade do assessor estar presente em entrevistas e aparições da marca na imprensa para contornar imprevistos. Estar preparado para crises de imagem é outra atribuição indispensável ao assessor, pois momentos difíceis podem acontecer com qualquer empresa, mas a forma como ela se posiciona pode mudar tudo. 

Fica a encargo do assessor de imprensa também a produção de clipping com as notícias que mais interessam seus assessorados, além de um relatório mensal com os resultados obtidos através do trabalho de assessoria. Agendar entrevistas e estabelecer bom relacionamento com os meios de comunicação são parte de sua atuação, para que seja uma fonte requisitada. 

Por que contar com um assessor

O primeiro registro oficial de um trabalho de assessoria aconteceu no século 20, quando o jornalista norte-americano Ivy Ledbetter Lee considerou fornecer informações para a imprensa. O trabalho de assessoria evoluiu tanto ao ponto de ser praticamente indispensável para manter a imagem e posicionamento de empresas na mídia.

Se você deseja divulgar sua marca de forma orgânica e obter frutos cada vez mais positivos para seu trabalho, contratar um assessor de imprensa pode te ajudar. A Apex, como uma agência de comunicação estratégica, atende seus assessorados de maneira cuidadosa, com foco em resultados.