
Segredos para conseguir uma cobertura de mídia eficaz
Você já se perguntou por que algumas organizações sempre parecem estar nas manchetes, enquanto outras lutam para conseguir um mísero espaço nos noticiários? O segredo está na construção de um relacionamento sólido e estratégico com a mídia. Neste artigo, vamos desvendar os segredos para conquistar uma cobertura de mídia eficaz.
Tudo é Sobre Construção de Relacionamentos
Não é apenas sobre enviar um press release e esperar que ele seja publicado. É sobre construir um relacionamento com jornalistas, repórteres e outros membros da mídia. Mas como você pode fazer isso?
Ser uma Fonte Confiável
Você não precisa ser o tema da história para ser útil a um repórter. Fornecer informações, estatísticas ou até mesmo recomendações sobre outros tópicos pode fazer de você uma fonte valiosa.
Mantenha-se Atualizado
Siga os movimentos da mídia que você monitora e saiba tudo sobre as coberturas que eles estão fazendo. Utilize websites e e-mails de atualizações para manter-se informado sobre os jornalistas e suas necessidades.
Saiba Nutrir uma Lista Estratégica de Contatos de Mídia
O cenário da mídia está sempre mudando. Jornalistas estão cada vez mais se tornando freelancers e a imprensa está em constante movimento. Diante desse cenário, mantenha uma lista atualizada e saiba quando e como abordar cada contato.
Garanta Espaço em um Ambiente Noticioso Saturado
Com crises globais como guerras, Covid-19 e questões políticas dominando as manchetes, encontrar espaço para sua história pode ser desafiador. A chave é focar em uma estratégia de PR centrada nas pessoas, contando histórias de interesse humano que impactem o público.
Lembre-se da Diversidade, Equidade e Inclusão na Imprensa
Entenda que a mídia de hoje está se tornando mais inclusiva. Adapte suas estratégias para trabalhar e ganhar espaços com uma imprensa diversificada.
Mantenha o Contato
Não subestime o poder das redes sociais. Jornalistas frequentemente anunciam oportunidades e chamadas para pautas no Twitter e LinkedIn. Por isso, saiba manter um relacionamento regular com seus contatos da mídia através dessas plataformas.
Conseguir uma cobertura de mídia eficaz requer paciência para cultivar relacionamentos, estratégia para identificar as melhores abordagens e, acima de tudo, habilidades de relacionamento que transformam interações pontuais em parcerias duradouras. Então, quando você estiver de olho naquele espaço cobiçado nos veículos de comunicação, não se esqueça de colocar em prática esses segredos e técnicas. Afinal, uma boa história merece ser contada, e com as abordagens certas, ela poderá ser ouvida por um público muito maior.