Blog

Vem aí o melhor Dia dos Namorados dos últimos anos

08/06/2022 || Compartilhe:

Data traz grandes expectativas para o setor de serviços e pode sugerir oportunidades para os representantes comerciais

O Dia dos Namorados, comemorado neste 12 de junho, é uma excelente oportunidade para atrair clientes e vendas, além de ser uma chance de estreitar o relacionamento com o consumidor ou cliente.

A data foi criada propositalmente no mês de junho que costumava ser um mês fraco para o comércio. Com o passar dos anos, o 12 de junho se tornou uma das datas mais importantes para a economia brasileira, depois do Natal e do Dia das Mães. 

Este ano, com o fim das restrições sociais que aconteceram nos últimos dois anos, a expectativa é que a data aqueça mais o comércio e setores como restaurantes e hotéis, é o que afirma o presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Paraná, Paulo Nauiack.  

“Este ano, o Dia dos Namorados será melhor que 2021 e 2020 por conta do fim das restrições para uso de máscaras. A data vem ganhando mais relevância no faturamento do comércio e promete impulsionar também o setor de serviços, como os restaurantes”, diz.

Além de jantares românticos, nesta data, outros itens que devem estar em alta são roupas, perfumes, chocolates, cosméticos, cestas de cafés da manhã, flores dentre outros. 

Crescimento das vendas

Os comerciantes do Paraná também estão com altas expectativas para a data. Segundo a pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, a Faciap, a expectativa é de que haverá um crescimento de 15% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado no Estado. 

No ano passado, segundo a edição anterior da pesquisa, a expectativa de vendas era de um crescimento de 6% em relação a 2020. 

O estudo foi realizado com 500 comerciantes nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão, sendo que os comerciantes mais otimistas são os de Cascavel, com expectativa de vendas prevista para subir 20% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Na capital, a expectativa é de um crescimento de 17%, seguida de Londrina que tem uma expectativa de 16% no aumento de vendas. 

O presidente do Core-PR comenta a pesquisa e afirma que o consumidor está mais confiante e isso influencia diretamente nas vendas. “Mesmo com os juros altos e a atual crise econômica, o Dia dos Namorados promete ser promissor para a economia paranaense”. 

Ainda de acordo com o estudo, os comerciantes estão esperançosos com o rumo dos seus negócios para os próximos meses. Para Paulo, esses dados se traduzem também em mais oportunidade para os representantes comerciais. 

“É imprescindível que os representantes comerciais acompanhem o movimento do comércio, observem as pesquisas e também os resultados posteriores desta data para se prepararem para trabalhar nos próximos meses, se adiantando e pensando nos próximos movimentos do consumidor e conectando essas informações para utilizar com seus cliente e suas representadas”, comenta o presidente do Core-PR. 

De acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm, a data deve trazer crescimento de 5% para o comércio eletrônico brasileiro em relação ao mesmo período de 2021. 

A pesquisa da ABComm também indicou que o faturamento deste setor deve chegar a R$ 6,7 bilhões, sendo que no ano passado o e-commerce faturou 28% a mais do que em 2020. 

“O e-commerce é uma área que vinha crescendo a cada ano e com a pandemia se expandiu demais. É importante para os representantes acompanharem as mudanças. Muitas oportunidades em novos nichos de representação podem surgir”, conclui Paulo. 

 

SOBRE O CORE-PR

As principais atribuições do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná são promover o registro profissional, fiscalizar o exercício da profissão e zelar pelo cumprimento da Lei nº 4.886/65, esclarecendo aos representantes comerciais e às empresas representadas sobre os direitos e deveres inerentes à profissão. 

Contato

Assessoria de Imprensa
Telefone: (41) 99186-5142
E-mail: caroline@apexagencia.com.br